Laboratório de Comunicação Popular sobre Justiça Climática

Laboratório é voltado para jovens comunicadores de favelas e periferias de todo o Brasil
Laboratório é voltado para jovens comunicadores de favelas e periferias de todo o Brasil -
O PerifaConnection, em parceria com o Voz das Comunidades e a Narra, e com apoio da Fundação Tide Setubal, está com inscrições abertas para a terceira edição do Laboratório Clima e Periferias, que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2025, no Rio de Janeiro.
Voltado para jovens comunicadores e comunicadoras de favelas e periferias de todo o Brasil, o laboratório tem como objetivo fortalecer a formação em justiça climática, mudanças climáticas, racismo ambiental e comunicação popular. A atividade faz parte da preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá no Brasil em 2025, e integra um projeto nacional de produção e circulação de conteúdos sobre clima e periferias.
Para Thuane Nascimento, diretora executiva do PerifaConnection, o Lab é uma oportunidade estratégica para ampliar vozes periféricas nos debates ambientais:
“Queremos que comunicadores e comunicadoras das favelas estejam no centro das discussões sobre o futuro do planeta. A justiça climática só será possível se incluir quem mais sente os impactos da crise e menos contribuiu para causá-la”, afirma.
Durante os três dias de formação, os participantes irão aprofundar seus conhecimentos e participar da criação de materiais de comunicação voltados para a disputa de narrativas sobre meio ambiente e justiça climática. Esta edição do laboratório também marcará o início da produção de um jornal nacional sobre a COP30, com distribuição em territórios periféricos de todas as regiões do país.
Quem pode participar: 
O laboratório é voltado para pessoas periféricas com experiência em comunicação e/ou jornalismo comunitário e popular, com disponibilidade para participar presencialmente nos dias indicados. Terão prioridade na seleção jovens com atuação em comunicação offline, como produção de jornais impressos, folhetins e revistas.
Seleção e cronograma:
Serão selecionadas 30 pessoas, levando-se em conta critérios de diversidade regional, racial, de gênero e de experiências comunicacionais. As inscrições estão abertas
até o dia 22 de junho.
O PerifaConnection é uma iniciativa reconhecida por sua atuação na formação de comunicadores periféricos e na produção de conteúdo de impacto sobre as favelas e periferias brasileiras, com ampla experiência em comunicação popular, comunitária e tradicional.
Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do PerifaConnection, @perifaconnection no instagram.

Comentários