REDE DE CONFLUÊNCIA PERIFÉRICA

Evento em São Luís, no Maranhão, reúne lideranças periféricas e ativistas de várias partes do Brasil para trocar experiências
Evento em São Luís, no Maranhão, reúne lideranças periféricas e ativistas de várias partes do Brasil para trocar experiências -

Entre sexta-feira e hoje, São Luís do Maranhão recebe o Encontro Norte-Nordeste da Rede de Confluência Periférica, organizado pelo PerifaConnection. O evento reúne lideranças e ativistas de várias partes do Brasil para trocar experiências, fortalecer agendas coletivas e construir planos de ação que ampliem a mobilização política das periferias.

A programação acontece em territórios de grande valor histórico e cultural, como o Quilombo Urbano Liberdade, o Coroadinho e o Centro Histórico de São Luís, além de espaços de referência como a Casa das Pretas e a Casa do Tambor de Crioula.

Entre os destaques, estão duas mesas de debate. A primeira discute a resistência e a centralidade do Norte e Nordeste nas lutas periféricas, com a participação de lideranças de diferentes estados. A segunda reflete sobre a cultura como força de sobrevivência e inteligência periférica, partindo da exibição do curta 'Radiola de Promessa'.

Para Karina Penha, diretora do PerifaConnection, realizar esse encontro no Maranhão é simbólico: "o olhar amazônico-periférico que nasce daqui dialoga com todo o Brasil. Às vésperas da COP30, é um chamado para reconhecer as confluências e resistências que sempre marcaram o Norte e o Nordeste".

O encontro também marca a realização da Pré-COP das Periferias, espaço estratégico para debater racismo ambiental, justiça climática e fortalecer a construção de uma Agenda Política das Periferias.

"Acolher a rede do PerifaConnection é deixar um marco para as nossas lutas e para os territórios. Somos nós quem construímos e acreditamos naqueles que lideram e que fazem da vida serviço nas periferias do Brasil. Do norte ao nordeste, o caminho é um só, o caminho é ancestral, isso é confluência, é o que fazemos diariamente em nossos territórios, sonhar, construir e confluir.", afirmou Ju do Coroadinho, liderança na favela do Coroadinho e diretora do PerifaConnection.

A atividade se encerra com uma homenagem ao pensador quilombola Nêgo Bispo, referência na luta por justiça e memória ancestral, e contará com a presença de sua filha Joana Maria e da Caixa do Divino.

Comentários