Formação artística na Baixada

Inscrições para a nova turma estarão disponíveis até o dia 15 de setembro
Inscrições para a nova turma estarão disponíveis até o dia 15 de setembro -

Jovens a partir de 16 anos poderão participar gratuitamente de oficinas de teatro, dança, música, audiovisual, capoeira e hip hop oferecidas pela Escola Livre de Artes da Baixada Fluminense (ELAdaBF). A nova turma abriu inscrições no dia 2 de setembro e ficará disponível até o dia 15 de setembro. A formação terá duração de três meses, em Duque de Caxias.

Mais do que oficinas, o projeto propõe uma metodologia que valoriza saberes populares e práticas contemporâneas, estimulando a escuta ativa e a construção coletiva entre alunos e educadores. Para o coordenador pedagógico do projeto, Eduardo Prates, essa abordagem possibilita que os jovens se conectem à cadeia produtiva da cultura: "É uma ferramenta para ampliar oportunidades no campo artístico e, ao mesmo tempo, preparar caminhos para a universidade, fortalecendo o ciclo entre educação, arte e cidadania", afirma.

A nova edição acontece no mesmo mês em que o Gomeia Galpão Criativo completa 10 anos de atuação. Surgido em 2015, o espaço se tornou referência cultural na Baixada Fluminense como ponto de encontro de coletivos artísticos, cineclubes e produtores culturais. O galpão leva no nome uma homenagem a Joãozinho da Gomeia, figura histórica do candomblé no Brasil.

A ELAdaBF se firma como um dos principais braços formativos do Gomeia. A escola adota uma metodologia que une saberes populares e práticas contemporâneas, com foco na escuta ativa e na construção coletiva entre alunos e educadores.

As inscrições para a Escola Livre de Artes da Baixada Fluminense podem ser feitas gratuitamente no site 'www.gomeia.com.br'. A formação será realizada na sede do Gomeia, na Rua Dr. Lauro Neiva, 32, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, em Duque de Caxias (RJ).

Comentários