Depois do sucesso do álbum 'Todo Mundo Ama o Sol', que ultrapassou 30 milhões de reproduções no Spotify, o cantor e compositor Tarcis, jovem negro da cena musical carioca, apresenta seu terceiro disco, 'Do Subúrbio à Central'. O trabalho chegou às plataformas digitais em 25 de agosto, com 10 faixas que ampliam o olhar do artista sobre o Rio de Janeiro, abordando com lirismo e sensibilidade as histórias e afetos do cotidiano suburbano. O clipe da faixa 'Avisa Lá' já está disponível no YouTube.
No novo álbum, o bar surge como cenário central, símbolo de encontro e convivência. "Esse álbum é como um grande bar, onde todas as histórias se encontram. Quero preservar essas memórias e mostrar a poesia que existe nelas", afirma o artista, que ganhou visibilidade em 2019 ao participar do Brasil Grime Show.
Gravado em um bar e inspirado esteticamente nas novelas de Manoel Carlos, o clipe 'Avisa Lá' traduz a atmosfera do disco, que também conta com visualizers (vídeo ou animação audiovisual) para cada faixa, construindo um roteiro sonoro que atravessa os dias da semana e apresenta personagens próprios.
Nascido na Zona Norte, com infância na Baixada Fluminense, e atualmente morador da Zona Oeste, Tarcis traz para sua obra as marcas de quem vive e transita pela cidade de forma plural. Suas experiências pessoais e artísticas se cruzam com uma perspectiva militante: narrar o subúrbio para além do estigma da violência, destacando a potência e a poesia presentes na vida comum de jovens negros e periféricos.
"São lugares onde aprendi sobre boemia e malandragem. Esse disco representa justamente essa parte que está nas costas do Cristo Redentor", completa.
Assim, 'Do Subúrbio à Central' se firma como um convite a caminhar pelas ruas, bares e esquinas do Rio de Janeiro, colocando em evidência a arte, a resistência e a memória do subúrbio carioca.

