Em São Gonçalo, próximo à antiga Fazenda Colubandê, uma casa de Umbanda oferece não só acolhimento e fortalecimento espiritual, mas também promove a solidariedade por meio da doação de alimentos. Fundada em 2018, a Tenda Espírita Vovó Maria Conga das Almas e Caboclo Sete Flechas abre suas portas para acolher todos que buscam auxílio, prestando atendimento humanizado e transmitindo os ensinamentos da religião.
Não há cobrança financeira por atendimentos ou trabalhos espirituais. A única contribuição pedida aos visitantes é a doação de 1 kg de alimento não perecível, que é revertida em cestas básicas.
Além de realizar rituais religiosos, a missão da Tenda é ajudar o próximo. "A humildade precisa estar à frente, trazendo o sentimento de fraternidade. Amar o próximo é o maior gesto", afirma a zeladora espiritual à frente da Casa, Mãe Ástria de Xangô.
Recentemente, a Casa distribuiu mais de 150 kg de alimentos para o Centro Juvenil Salesiano, em Niterói, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
"Como somos uma organização que não cobra nenhum valor por trabalhos espirituais ou consultas, todo o nosso trabalho já é, em essência, uma ação social. Acabamos por ser agentes sociais. Mantemos a arrecadação contínua de alimentos não perecíveis e temos muitos projetos que sonhamos em tirar do papel. Para isso, buscamos recursos e um espaço maior, o nosso próprio 'chão'", reflete Mãe Ástria de Xangô.
A Casa mantém uma cantina, onde toda a renda arrecadada é revertida para o funcionamento do espaço e para a realização de um grande sonho: conquistar um terreno próprio, ampliando as ações da obra espiritual e acolhendo cada vez mais pessoas. Para conhecer melhor esse trabalho social e religioso e saber como contribuir, acesse
@caritodavovo no Instagram.

