Um grupo de jovens da comunidade Barreira do Vasco, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro, está movimentando a cena cultural local com a criação do circuito cultural 'Batalha das Crias'. A iniciativa reúne batalhas de rima, exposição fotográfica e outras expressões artísticas, com o objetivo de valorizar talentos da região e promover a cultura entre os moradores.
O coletivo é formado por oito integrantes do Pacto pela Juventude (PPJ), situado na comunidade. O projeto da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) já capacitou mais de 107 mil jovens lideranças comunitárias de 15 a 29 anos em toda cidade. O Pacto é considerado uma das maiores políticas públicas voltadas à juventude na América Latina e já foi reconhecido internacionalmente pelo Fórum da ONU de Nova York e pelo Y20, grupo de jovens países do G20.
De acordo com Dandara Ferreira dos Santos, de 26 anos, uma das idealizadoras do Batalha das Crias, a ideia nasceu durante as aulas do Pacto pela Juventude. Uma das propostas do projeto era realizar uma ação territorial relativa à Cultura, e o grupo decidiu criar uma roda cultural voltada ao rap e ao freestyle.
"Os professores sugeriram que fizéssemos uma roda de slam, mas como não tínhamos experiência nesse formato, resolvemos adaptar e trazer algo que conversasse mais com a nossa realidade. Algumas de nós conheciam MCs que participam de batalhas pela cidade, e assim pensamos em criar a nossa própria roda", conta.
Roda Cultural e Exposição
As edições do circuito acontecem uma vez por mês, sempre às sextas-feiras, na Praça Carmela Dutra, no bairro Vasco da Gama, Zona Norte do Rio. As próximas datas estão marcadas para 14 de novembro e 19 de dezembro, com início às 20h30.
Durante os encontros, são realizadas batalhas de rima nas categorias kids e juvenil/adulto, além de sorteios, exposições e apresentações artísticas. Na primeira edição, foram contabilizadas duas batalhas na categoria infantil e cinco na juvenil/adulto, totalizando sete apresentações ao longo da noite.
A Secretária da Juventude Carioca, Gabriella Rodrigues, acredita que a iniciativa dos jovens do Pacto pela Juventude apoia a iniciativa, que pode dar visibilidade, fortalecer o movimento hip-hop e criar oportunidades para artistas locais.
"Queremos que a Barreira do Vasco seja reconhecida não só pelos desafios, mas também pela potência criativa dos nossos jovens. Cada edição é uma chance de mostrar que aqui tem arte, talento e vontade de mudar realidades", afirma Gabriella.

