Mais Lidas

Salgueiro trará para avenida a história do primeiro palhaço negro do Brasil

Alex de Souza é o carnavalesco responsável pelo enredo deste ano da vermelha e branca tijucana

Salgueiro
Salgueiro -
O tema escolhido para enredo 2020 da Acadêmicos do Salgueiro foi o palhaço. A vermelha e branca tijucana traz para avenida a história do primeiro palhaço negro brasileiro, Benjamim de Oliveira, que completaria 150 anos este ano.

Alex de Souza será o carnavalesco responsável por levar para avenida a vida e a arte desse grande artista. O enredo vai nos levar em uma viagem no tempo, onde o pequeno Benjamim Chaves, se apaixonou pelo circo e se tornou o grande Benjamim de Oliveira, ao fugir com a trupe aos 12 anos de idade.

O Salgueiro contará os problemas que o artista teve para se tornar imortal, já que um negro, naquela época, não podia entrar no circo. Na avenida, Benjamin será interpretado por três grandes atores em cada fase de sua vida. Nando Viana será um privilegiados para representar o grande palhaço no desfile. Em entrevista ao RJ1, o ator falou da importância de Benjamin para o artista negro hoje no país.

"Como representatividade, o Benjamim é de uma importância muito grande para o negro que hoje é artista e que trabalha por uma oportunidade. A escola de samba sempre foi um espaço de resistência para o negro e para o favelado. Se eu estou triste ou alegre eu vou para o samba. Lá é meu quilombo. Eu não poderia estar mais feliz de receber esse convite e viver o Benjamin na avenida", disse Nando.

Benjamin nasceu em Pará de Minas (MG) e superou o preconceito para se tornar um dos maiores artistas do Brasil no início do século 20. Filho de mãe escrava e pai capataz, fugiu com a trupe do circo que passou por sua cidade até se estabelecer no Rio de Janeiro, onde conquistou fama.

O enredo não é inédito. Ele já foi contado em 2009 pela São Clemente. Mas Alex de Souza poderá trabalhar temas como racismo e intolerância, assuntos atuais, que mexem com todo mundo. Em 2017, a estátua erguida na cidade natal de Benjamin foi vandalizada com pichações de suásticas nazistas.

Diferente da escola da zona sul, a vermelho e branca tijucana, terá a oportunidade de trazer de volta para avenida um assunto que se torna cada dia mais atual com a instabilidade política que o país vem sofrendo nos últimos anos. Falar das lutas de Benjamin no passado pode nos ajudar a combater as injustiças do presente e evitar as futuras.

Acadêmicos do Salgueiro é a terceira escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, dia 24 de fevereiro.
Confira o samba da Acadêmicos do Salgueiro 2020: