Mais Lidas

Confira a programação das escolas de samba com a reabertura das quadras

Portela volta com sua tradicional feijoada já neste sábado

Passistas e ritmistas da Portela também estarão de máscara
Passistas e ritmistas da Portela também estarão de máscara -
Rio - As atividades nas quadras das escolas de samba foram liberadas no dia 1º de novembro pela Prefeitura do Rio. Ainda assim, não deve haver aglomeração e os protocolos de segurança devem ser respeitados. Estão permitidos disputas de sambas, ensaios, feijoadas e shows no município do Rio. Já as quadras fora da cidade precisam de uma autorização de sua própria prefeitura para realizar os eventos. É o caso da Beija-Flor de Nilópolis; da Grande Rio, cuja quadra fica em Duque de Caxias; e da Viradouro, que fica em Niterói.
Este será o primeiro final de semana após a reabertura e algumas escolas de samba já estão com atividades programadas. É o caso da Portela, que fará a tradicional Feijoada da Família Portelense neste sábado. Unidos da Tijuca, Salgueiro, Paraíso do Tuiuti e Grande Rio também já estão com eventos programados. 
Mas, para que as atividades aconteçam, é preciso seguir algumas regras: as quadras deverão ter cadeiras e mesas numeradas, as escolas de samba terão que submeter as equipes a cursos de capacitação da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses e os eventos precisarão ainda cumprir as regras gerais sanitárias.
Confira a programação das escolas
Portela: Depois de oito meses sem realizar eventos, a Portela vai reabrir suas portas neste sábado, a partir das 13h, com a tradicional Feijoada da Família Portelense. Assim como aconteceu em teatros, cinemas e casas de shows, a Portela promoveu mudanças na estrutura e na organização do evento, visando atender às normas da prefeitura. Os ingressos só serão vendidos pela internet. O público deverá optar pela compra de mesas ou camarotes, e não haverá pista. O evento teve sua capacidade reduzida pela metade.
Unidos da Tijuca: A agremiação realizará o primeiro Pagode do Mestre presencial, depois de um longo tempo de quarentena, neste domingo. A entrada será restrita em 1/3 da capacidade total da quadra e com mesas cumprindo o distanciamento exigido, dentro dos protocolos de saúde. A atração deste mês é a roda de samba do Grupo Arruda, Wantuir e bateria Pura Cadência. A rainha de bateria Lexa é presença confirmada. A entrada custa R$ 20 e as mesas estão esgotadas.
Salgueiro: A Acadêmicos do Salgueiro voltará com os eventos no dia 20 de novembro, data em que é comemorado o Dia da Consciência Negra. De acordo com postagem nas redes sociais, a Feijoada do Salgueiro edição Consciência Negra acontecerá a partir das 13h, no dia 20, seguindo os protocolos determinados pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria Municipal de Saúde. A quadra do Salgueiro fica na Rua Silva Teles, 104, no Andaraí.
Paraíso do Tuiuti: A Paraíso do Tuiuti é outra agremiação que retornará às atividades no Dia da Consciência Negra. A feijoada Quilombola da Favela será realizada no dia 20 de novembro e as mesas e camarotes já estão esgotados. 
União da Ilha: O primeiro evento na quadra da União da Ilha aconteceu na última terça-feira, dia 3 de novembro, e não foi dirigido ao público em geral. A escola fez uma reunião com diretoria, harmonia e presidentes de ala. O carnavalesco Cahê Rodrigues deu a palestra motivacional "Eu acreditei. E você?". A reunião serviu como um treino para os próximos eventos que a escola pretende promover.
Grande Rio: Os ensaios de quadra da Acadêmicos do Grande Rio voltarão a acontecer a partir de terça-feira, dia 10 de novembro. Em postagem nas redes sociais, a organização destaca que "a presença não será obrigatória, ou seja, integrantes do grupo de risco ou pessoas que ainda não se sintam à vontade para comparecer não precisam fazê-lo". A escola de samba também ressaltou que o uso de máscara é indispensável. A quadra não estará aberta para o público em geral. 
 
 
 
 
Passistas e ritmistas da Portela também estarão de máscara Divulgação
Busto de Monarco ganhou uma máscara para lembrar que o uso do acessório é insdispensável Divulgação
Passistas da Portela também estarão de máscara Divulgação
Entrada da quadra da Portela ganhou um dispenser de álcool em gel Divulgação
Ensaios de quadra da Grande Rio retornam no dia 10 de novembro, mas quadra não estará aberta para o público em geral Divulgação
União da Ilha realizou reunião com diretoria, harmonia e presidentes de ala na última terça. Evento serviu como teste para as próximas atividades Divulgação
Salgueiro promoverá feijoada no Dia da Consciência Negra Divulgação
Unidos da Tijuca terá Feijoada Nota 10 com Pagode do Mestre neste domingo Divulgação