Mais Lidas

Museu do Samba fará cerimônia de 'abertura do Carnaval'

Ato simbólico contará com a participação de grupo de sambistas convidados

Museu do Samba
Museu do Samba -
O Museu do Samba vai promover um ato simbólico em defesa do Carnaval e da cultura popular, nesta sexta-feira (12), às 10h, na porta da sede da instituição, na Mangueira. Com a presença de personalidades do samba, o encontro será uma espécie de "abertura" do carnaval na cidade, uma vez que a festa foi cancelada pelas autoridades em decorrência da pandemia.

A cerimônia contará com um pequeno grupo de nomes importantes para a folia, como o compositor Tiãozinho da Mocidade, a gestora cultural Gracy Mary Moreira (bisneta de Tia Ciata) e a fundadora do Museu do Samba, Nilcemar Nogueira. 
"Nossa ideia é celebrar a cultura do samba e do carnaval na data em que o Rei Momo estaria recebendo as chaves da cidade. Não será uma festa, e sim um ato de sambistas, em que iremos homenagear as vítimas da Covid-19 e exaltar a tradição carnavalesca do Rio de Janeiro, reverenciando nossos valores ancestrais. Chegamos a sugerir para a prefeitura fazer um ato simbólico na Sapucaí, sem público obviamente, mas não foi possível. Então faremos na porta do Museu", explica Nilcemar.

Vale ressaltar que a cerimônia, que não terá presença de público, vai ser realizada seguindo todos os protocolos sanitários de segurança.