Mais Lidas

ESPAÇO DO SAMBISTA: Sapucaí vai bombar no fim de semana

Sambódromo recebe mais ensaios da Série Ouro e do Grupo Especial

Sapucaí vai bombar no fim de semana
Sapucaí vai bombar no fim de semana -
O Sambódromo da Marquês de Sapucaí recebe neste fim de semana mais ensaios referentes aos desfiles da Série Ouro e do Grupo Especial programados para abril. No sábado (dia 19), as escolas Unidos da Ponte, Acadêmicos do Cubando e Império da Tijuca treinam na Avenida, a partir das 19h, e a entrada é franca. Para participar, de acordo com o calendário da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, será necessário comprovar a vacinação contra Covid-19 através do certificado de vacinação digital - disponível no aplicativo ConecteSUS –, caderneta de vacinação ou comprovante de vacinação.

No domingo, a partir das 20h, acontecem os ensaios técnicos de Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Mangueira. Para atender ao público, o MetrôRio irá prorrogar, aos domingos, o horário de funcionamento das estações Central do Brasil e Praça Onze até a meia-noite. A extensão da operação somente nestas duas estações acontecerá em todos os domingos de ensaios técnicos.

No fim de semana passado, o Sambódromo recebeu mais de 25 mil pessoas no domingo, quando ensaiaram Imperatriz Leopoldinense, São Clemente e Portela. Os ensaios formam uma prévia das emoções guardadas para os desfiles oficiais.

Grande Rio quer 'desmistificar Exu'

Com enredo ‘Fala, Majeté! As sete chaves de Exu’, a Grande Rio conta com o apoio da comunidade para ter sucesso no desfile em abril de 2022. Na última década, a Grande Rio prezou por enredos mais populares, como as homenagens a Ivete Sangalo, Chacrinha, cidade de Santos e Maricá, o que não rendeu boas colocações. Contudo, no último Carnaval, de 2020, trouxe Joãozinho da Gomeia como enredo, e aliado a um grande desfile, chegou ao vice-campeonato.

O dançarino Aly Moreira, de 32 anos, integrante da comissão de frente da escola de Caxias, comentou a importância do enredo da agremiação.

“Quando as pessoas escutam esse nome de Exu, vem esse impacto pela força do orixá. Mas ele é o orixá da dualidade, e não voltado para um lado ‘maligno’ ou ‘demoníaco’. Então esse é o papel da Grande Rio, de desmistificar isso. Todo orixá tem muito do ‘querer da pessoa’ e não da entidade, não é sobre ser ruim ou mau”, disse Aly.

Deise Sanchez, de 50 anos, que é do Candomblé, componente da ala Zumbi dos Palmares, comentou a importância de Exu e também falou sobre a mudança de perfil de enredos da escola de Caxias.

“Esse enredo é muito importante, principalmente para os candomblecistas, assim como eu, que sou ialorixá. Nós vamos poder mostrar para as pessoas que Exu é caminho. Estamos ensinando o quanto ele pode mudar a nossa vida de forma positiva. Para nós é um orgulho e alegria poder falar sobre esse orixá”, disse, antes de emendar.

Wic Tavares: talismã da Tijuca

Mais que motivo de orgulho para a comunidade tijucana, a estreia de Wic Tavares como voz principal do carro de som da comunidade do Borel ao lado de seu pai, o experiente Wantuir, mostra que as mulheres podem ocupar espaços que são tradicionalmente vistos como masculinos no carnaval.

Ivone Gomes é coordenadora da ala de baianas e secretária da Tijuca. Ela contou que toda a escola guarda um carinho imenso por Wic, especialmente por ter acompanhado sua trajetória desde criança, quando a menina ia com o pai nos ensaios e no carro de som da Tijuca.

“A Wic é o nosso xodó, a escola inteira abraçou e protegeu essa menina. É uma pessoa que a gente viu crescer, se formar e se tornar o que ela é hoje. A gente não consegue nem imaginar a Tijuca sem a Wic. Ela virou o nosso talismã”.

O destaque que Wic vem recebendo neste carnaval, defendendo com sucesso os sambas de outras agremiações durante as disputas, serve para quebrar muitos preconceitos: “Queremos ver mais mulheres nos carros de som, nas baterias, em todos os segmentos”, afirmou Ivone.

Clementianos estão emocionados

Em 2022, a São Clemente trará para a Marquês de Sapucaí uma homenagem ao humorista Paulo Gustavo, falecido em 2021 em decorrência da Covid-19. Uma das componentes da escola da Zona Sul este ano é a drag queen, Marcela Quianello, de 53 anos, que falou sobre a importância do humorista e a representatividade do trabalho do artista.

“É de uma importância muito grande essa homenagem a ele, em momento de tristeza que acontece no mundo, por conta da covid-19. Vivemos uma guerra todos os para que tenhamos saúde. Então exaltar o Paulo Gustavo é sorrir e brincar, que era o que ele tinha de bom, esse humor na veia”, comentou Marcela, que emendou:

“Pisar o pé na avenida com essa homenagem grandiosa vai ser incrível. Ele levantou a bandeira para que não exista preconceito de qualquer forma, homofobia, racismo, xenofobia, gordofobia, entre outras discriminações. É fabuloso poder participar disso. Vai ser uma emoção maravilhosa”, encerrou a componente da São Clemente.

Comentários