Personalidades do Império se reúnem para identificar fotos históricas da escola

Reunião aconteceu na casa da escritora e pesquisadora Rachel Valença

Personalidades do Império Serrano se reuniram para ajudar na identificação de fotos históricas da escola
Personalidades do Império Serrano se reuniram para ajudar na identificação de fotos históricas da escola -
Rio- A escritora e pesquisadora Rachel Valença reuniu personalidades da escola de samba Império Serrano para reconhecer e catalogar personagens de fotos antigas da agremiação. O encontro aconteceu no último sábado (19), na casa da autora, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, e contou com a participação do cantor e compositor Jorginho do Império, do ex-mestre-sala Sérgio Jamelão, do ex-presidente Humberto Carneiro, e dos integrantes da Velha Guarda Chico Oliva e Carlos Alberto.

"Foi um dia muito especial, pois recebi aqueles que eu chamo de memória viva do Império Serrano. São meus amigos, contemporâneos, mas que chegaram à escola antes de mim. Eles conhecem personagens que eu desconheço completamente. Separei 191 fotos para serem reconhecidas e eles deram conta de tudo, com resultados maravilhosos. O Império precisa da gente. Não podemos deixar esses furos para a memória da nossa agremiação. A hora é essa. Temos que deixar esse legado", afirmou Rachel, que é autora do livro "Serra, Serrinha, Serrano" e integrante da Velha Guarda.

Ao todo foram 191 fotos selecionadas das quais oito tiveram personagens confirmados, 3 retificados e 37 identificados.

Filho do compositor Mano Décio da Viola, um dos fundadores da agremiação, Jorginho do Império carrega o verde e branco no sangue. O cantor e compositor, que foi intérprete da escola na década de 90 e vice-presidente nos anos 2000, revelou que a emoção tomou conta durante a reunião.
"Foi um encontro fantástico e maravilhoso. Pude reencontrar pessoas que viveram comigo dentro do Império Serrano desde o meu tempo de juventude. Quase chegamos às lágrimas, mas conseguimos controlar isso. É um trabalho que vai continuar, faltam algumas fotos e chegaremos lá. Iremos reconhecer todos que passaram pelo nosso Glorioso para que possamos contar ainda mais histórias", disse Jorginho.