Liesa nega recurso e Unidos de Padre Miguel solicita Assembleia Geral para anular rebaixamento

Solicitação enviada pela Grande Rio também foi rejeitada pela entidade

Unidos de Padre Miguel teve recurso negado pela Liesa
Unidos de Padre Miguel teve recurso negado pela Liesa -
Rio - A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou um parecer técnico, nesta terça-feira (18), do recurso da Unidos de Padre Miguel contestando as notas recebidas no Carnaval deste ano e que levaram ao rebaixamento para Série Ouro. A entidade negou a solicitação da agremiação de Vila Vintém e também o pedido da Grande Rio, vice-campeã do Grupo Especial. 
"O parecer do departamento jurídico esclarece que o regulamento do Carnaval 2025, o manual do julgador e o estatuto da entidade não preveem recursos em função de notas atribuídas por jurados. O parecer foi enviado à direção artística. Dessa decisão, as agremiações poderão recorrer ao Conselho Deliberativo e, em última instância, a Assembleia Geral", comunicou em nota. 
A Liesa informou que a Unidos de Padre Miguel já apresentou um ofício solicitando ao Conselho Deliberativo da entidade uma Assembleia Geral. 
Contestação
A Unidos de Padre Miguel expressou sua indignação com a justificativa dada por uma jurada que alegou  "excesso" de termos em iorubá no samba-enredo. A agremiação levou para avenida a história de Iyá Nassô e do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho. 
"O enredo da UPM celebrou a ancestralidade afro-brasileira e a herança sagrada do Candomblé, e não aceitaremos que o racismo religioso seja normalizado em um espaço que deveria ser de exaltação da diversidade. O Carnaval é a maior manifestação popular do país, um palco de resistência e celebração das nossas raízes, e qualquer tentativa de silenciamento ou apagamento cultural deve ser combatida com rigor", repudiaram.
Unidos de Padre Miguel teve recurso negado pela Liesa
Unidos de Padre Miguel teve recurso negado pela Liesa Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Liesa divulgou parecer técnico sobre recursos de Grande Rio e Unidos de Padre Miguel
Liesa divulgou parecer técnico sobre recursos de Grande Rio e Unidos de Padre Miguel Reprodução/Instagram