Mais Lidas

Angela Ponce é a primeira candidata trans a participar do Miss Universo

Modelo foi homenageada na competição. Brasil tem exemplo parecido em Duque de Caxias

Angela Ponce recebeu uma homenagem no Miss Universo
Angela Ponce recebeu uma homenagem no Miss Universo -

O mundo conheceu a vencedora do Miss Universo 2018 neste domingo. A filipina Catriona Gray, de 24 anos, levou a faixa do concurso, em Bangcoc, na Tailândia. Mas outra candidata mereceu destaque: Angela Ponce, representante da Espanha, foi a primeira mulher transgênero a participar do Miss Universo e recebeu uma homenagem no palco.

Desde 2012, o concurso aceita a participação de mulheres trans, mas somente na edição de 2018 um país selecionou uma para representá-lo. A representatividade de Angela significa tanto, que ela foi aplaudida de pé pela plateia. Veja aqui:

Da Espanha para o Brasil. Priscila Reis, de 27 anos, também fez história ao ser a primeira mulher transexual a participar de um concurso de fisiculturismo só com candidatas cis (mulheres que se identificam com o gênero que nascem). Priscila ficou em segundo lugar e conta para o Meia como foi a experiência:

"Sempre gostei de malhar e cuidar do corpo, mas não imaginava que poderia subir ao palco para uma competição. Hoje me sinto realizada em ter participado com as mulheres cis, me sinto vitoriosa mesmo não tendo levado o primeiro lugar. Só de estar ali, competindo, quebrando barreiras, ultrapassando meus limites, me faz vencedora de qualquer coisa".

Priscila é moradora de Duque de Caxias e concorre a Musa do Carnaval do Tuiuti - Divulgação

Priscila, que concorre ao título de Musa do Carnaval do Tuiuti, espera que esse tipo de representação, em qualquer continente, sirva de inspiração para outras meninas e rapazes que sentem a mesma vontade.

"Espero poder incentivar outras meninas e meninos com minha história, mostrar o quanto somos especiais, mesmo com todo preconceito", diz a modelo, que nasceu em Duque de Caxias.

Angela Ponce recebeu uma homenagem no Miss Universo Reprodução do Instagram
Priscila é moradora de Duque de Caxias e concorre a Musa do Carnaval do Tuiuti Divulgação