Mais Lidas

Rafael Vitti vive o surfista João na novela 'Verão 90': 'Tudo a ver com meu clima'

Produção é ambientada no Rio de Janeiro e estreia nesta terça-feira

Rafa Vitti se identifica com o personagem
Rafa Vitti se identifica com o personagem -

O colorido da década de 90 vai tomar conta da telinha da Globo. Ambientada no Rio de Janeiro desta época, Verão 90, nova novela das 19h, estreia na terça-feira. E com Rafael Vitti no lugar que ele mais gosta: no mar. "Minha vida é nesse universo. E eu moro na praia. Tem tudo a ver com o meu clima e a minha energia. Não consigo ficar parado. Meu personagem é um cara solar, gente boa, ligado em tudo. É um mocinho que não tem nada de bobo", explica o ator.

Na trama, Rafa vive o jovem João, um surfista e universitário que, na infância, foi uma celebridade mirim, ao lado do irmão, Jerônimo (Jesuíta Barbosa), e de Manuzita (Isabelle Drummond), mas viu a fama ir embora com o passar dos anos. "O que me encanta nele é que ele poder estar passando pelo maior problema, o mundo pode estar caindo nas costas dele, ele tem a qualidade de não pensar só nele. Ele prioriza a família e amores dele. Não é egoísta, isso é bonito", destaca o ator.

Longe da fama, João dá um jeito de se reinventar e se torna estagiário de uma rádio local. É numa dessas idas ao trabalho que ele reencontra seu grande amor, a jovem Manuzita. "É muito legal porque tem esse amor, uma coisa do passado, que reacende na juventude. Quando eles se reencontram, parece que voltam a ser crianças, talvez seja a forma como eu e a Isabelle (Drummond) estamos construindo isso", analisa Rafa, que já é chamado de "menino do Rio" nos bastidores da novela. "Já me sinto um pouco assim", diz.

Segunda novela como protagonista

Rafael Vitti, Claudia Raia, Isabelle Drummond, Dira Paes e Jesuíta Barbosa estão no elenco de 'Verão 90' - João Cotta / TV Globo

Aos 23 anos, Rafael Vitti protagoniza sua segunda novela na Globo. A primeira foi Rock Story, em 2016. "Me sinto abençoado. Estou na minha segunda novela, mas procuro não pensar muito nisso. A nossa novela tem um protagonismo muito dividido. Todos os personagens têm o seu protagonismo", destaca o ator, que, apesar do pouco tempo de carreira, já passou por poucas e boas. "Já gravei passando mal, com dor de barriga. Mas eu só não faço se estiver inviável mesmo", conta o jovem galã.

Dividindo cena com Claudia Raia e Dira Paes em Verão 90, Rafa tem aprendido muito com as colegas de elenco e garante que as cenas de briga entre João e Jerônimo vão chamar atenção. "Vai ter muita intriga. Os dois não se odeiam. É uma divergência de pensamentos, que acaba culminando nesse desafeto deles. O Jerônimo é um pouco recalcado. Tem inveja da relação do João e da Manuzita. Não aceita que a fama acabou".

'WhatsApp era na praia'

Apesar de ter nascido em 1995, Rafa Vitti tem se encantado com tudo o que vem descobrindo sobre a década de 90. "A parte musical é o que mais me encanta, a alegria jovem que tinha na época. Era uma vibe deliciosa", destaca. Apesar da facilidade dos meios de comunicação, o ator acredita que as pessoas estão menos conectadas atualmente. "As pessoas estavam mais focadas no presente. O WhatsApp era na praia", compara.

'Bilhete premiado'

Rafa é noivo de Tatá Werneck - Reprodução do Instagram

Noivo da atriz e apresentadora Tatá Werneck, de 35 anos, Rafa Vitti se derrete pela gata. "A Tatá é o meu bilhete premiado. A gente acorda sorrindo. Temos uma relação normal, mas somos bem-humorados", afirma o ator, que, hoje, não se incomoda com as piadas que Tatá eventualmente faz sobre o casal no programa Lady Night. "Não vou dizer que meu coração é de pedra. Às vezes, tem um ciuminho, mas me apaixonei por ela dessa forma, não tem como querer que ela seja diferente", diz. A diferença de idade entre os dois nunca foi um questão para Rafa. "Isso é irrelevante", destaca.

Verão 90 Paulo Belote / TV Globo
Rafael Vitti, Claudia Raia, Isabelle Drummond, Dira Paes e Jesuíta Barbosa estão no elenco de 'Verão 90' João Cotta / TV Globo
Rafa é noivo de Tatá Werneck Reprodução do Instagram
Rafa Vitti se identifica com o personagem Paulo Belote / TV Globo