Mais Lidas

No ar em 'Verão 90', Claudia Ohana fala sobre as delícias de década: 'Tudo era livre'

Na trama dirigida por Jorge Fernando, a atriz é Janice, uma hippie que tem paixão pela vida

Claudia Ohana
Claudia Ohana -

Rio - Musa absoluta entre as décadas de 80 e 90, a atriz Claudia Ohana está de volta à telinha como a divertida Janice, da novela Verão 90, da Globo. No auge de seus 56 anos — muito bem vividos —, ela não se apega ao passado, mas confirma que sente uma certa nostalgia quando relembra a liberdade que a juventude de sua geração vivia na época.

"Sinto saudades dos anos 80, onde tudo era mais livre. Depois a gente começou a encaretar", avalia Claudia, que, com o passar do tempo, começou a ponderar mais suas atitudes. "A gente tem filho e passa a achar que drogas são uma droga mesmo. Que sexo é uma energia que só se troca com o outro e que não se faz com qualquer pessoa. Antigamente, eu não achava nada disso", conta ela, aos risos.

E a tal da liberdade que Claudia Ohana tanto fala está sendo representada por ela na novela das 19h. Na trama, Janice é mãe de dois filhos, Diego (Sergio Malheiros) e Clarissa (Alana Cabral), e encara a vida com muito bom humor. Mas sofre quando um dos herdeiros é vítima de ataques racistas. "Vamos trazer essa questão, que nos anos 90 não era tão falada como hoje, era velada. Diego sempre é parado pela polícia, ele é estudante e é surpreendido como se fosse ladrão", conta ela, que observa uma evolução na questão dos preconceitos. "As pessoas estão gritando quando acontece racismo, mas naquela época sofria-se calado", relembra.

Irmã e confidente de Janaína (Dira Paes), Janice faz de tudo para ver o lado positivo das coisas junto a irmã. "É um dos personagens mais populares que já fiz. Uma pessoa risonha, externa. Janice é tipo o Robin da Janaína, que é o Batman. Estou sempre atrás dela".

Sucesso nos anos 80 e 90

Um dos personagens mais marcantes de Claudia Ohana foi a misteriosa Natasha, da novela Vamp, de 1991. "Foi muito importante para a minha vida e para a vida de muita gente. Era uma época que só tinha canal aberto, então, tinha uma audiência absurda. Tinha um humor que as pessoas adoravam e as crianças também. O meu público de 30, 35 anos, da época, é apaixonado por mim. E eu por eles", afirma ela.

Belíssima aos 56 anos, a atriz brinca com o esteriótipo de musa que, até hoje, lhe cabe muito bem. No entanto, Ohana não se acha vaidosa. "Tenho uma pessoa que me ajudar nos looks. Por mim, eu vinha de shortinho e meia arrastão. Ela me dá muita bronca", revela ela, divertida.