Mais Lidas

30 anos do Domingão: Adriana Colin e Talitha Morete agradecem ao mestre Faustão

Ex-garotas-propaganda da atração são unânimes ao dizer que aprenderam demais com o apresentador

Adriana Colin e Talitha Morete
Adriana Colin e Talitha Morete -

Os caminhos são diferentes, mas as histórias se cruzam no mesmo palco: Adriana Colin, de 52 anos, e Talitha Morete, de 34, foram apresentadoras de merchandisings do "Domingão do Faustão", que no dia 26 completa três décadas na Globo.

Durante quase oito anos, Adriana foi a cara dos anúncios do "Domingão". Formada em jornalismo, já havia apresentado programas de esporte na Manchete, no SporTV, na Gazeta e na Record antes de virar garota propaganda em 2002.

"Sou muito grata a todas as emissoras que trabalhei, mas estar na grife 'Domingão do Faustão' foi um divisor de águas na minha vida. Falar ao vivo num programa de maior audiência da TV foi a missão mais difícil que enfrentei. Costumo dizer que entrava nos lares brasileiros sem pedir licença, mas com o aval desse grande apresentador", orgulha-se Adriana: "Ele preza muito pela qualidade, ética, credibilidade e lisura. Não é à toa que é o programa que as marcas escolhem para anunciar seus produtos".

Adriana Colin comandou a promoção Avião do Faustão - Reprodução Internet

Segundo a loura, a capacidade de falar para todas as classes sociais fizeram do apresentador não apenas um comunicador de sucesso, mas um exímio vendedor:

"Ao contrário do que muitos pensam, ele é muito generoso e agregador. O Fausto tem uma linguagem simples e objetiva. Entende de tudo. Ele é uma escola, aprendi muito".

Adriana deixou o programa em 2010, mas continuou a entregar prêmios da promoção Torpedão Campeão e Avião do Faustão até 2013. O sucesso era tanto que o anúncio de sua demissão, que teria sido motivada por sua idade (40 anos na época), fez barulho.

"Não durmo um dia sem que alguém chegue até mim e não fale: 'Ah, que saudade! Gostava tanto do seu trabalho...'. Isso pra mim é sinônimo de trabalho bem feito, de missão cumprida", diz Adriana que, desde então, trabalha como mestre de cerimônias e representa grandes marcas pelo Brasil.

Já Talitha entrou no "Domingão do Faustão" no início de 2010 para ocupar justamente a vaga de Adriana. Ela também apresentou o quadro Giro do Domingão e TV Garagem, que ia ao ar no site do programa. Hoje, atuando como repórter do "Mais Você", a morena não esquece das origens e demonstra gratidão quando fala sobre o apresentador:

"O programa me deu uma visibilidade incrível. As pessoas começaram a me conhecer através do 'Domingão'. Era tudo novidade. Tinha que lidar com o improviso de um programa ao vivo, com a rapidez do Faustão e com a plateia. Ali aprendi como se faz televisão. Muitas vezes, ficava só observando e admirando a forma dele conduzir o programa. Era uma aula a cada domingo".

Talitha Morete permaneceu no Domingão do Faustão por três anos - Divulgação / TV Globo

Para Talitha, o apresentador está há 30 anos fazendo o mesmo programa porque nunca se acomodou e nunca quis fazer mais do mesmo: "Ele sempre busca algo diferente. A cada semana ele tem uma ideia nova. É impressionante".

Quem acompanha o "Domingão" diz que no programa Fausto interrompe muito e não deixa ninguém falar. Ao comentar o assunto, Adriana revela uma curiosidade.

"Em uma das edições dos 'Melhores do Ano', eu entrei no palco pra falar sobre uma marca de produtos de limpeza e, como era uma premiação, estava super bem vestida. De bate-pronto, o Fausto me perguntou o que uma mulher vestida de Channel, cheia de joias, poderia entender de cozinha. E ainda soltou: 'Essa aí não sabe nem ligar o fogão'. Mas por que ele falou isso? Na sua genialidade, ele me deu a chance de responder à altura, afirmando que a mulher moderna pode se vestir bem e mesmo assim entender de economia doméstica. Ele conseguiu justificar a cena me aproximando das donas de casa e dando maior credibilidade ao momento”, opina.

Em meio a tantas situações, uma marcou bastante Talitha. "Ele me pediu para ler, ao vivo, um texto escrito por uma atriz, mas me avisou só na hora. Achei que ele estava brincando, fiquei nervosa, mas deu tudo certo. Quando terminei de ler quase três páginas no palco, entendi que ele tinha me dado mais uma oportunidade maravilhosa", agradece: "Jamais vou esquecer de todos os momentos que vivi naquele palco, de todos os amigos que fiz ali, de todas as brincadeiras do Fausto e do carinho que sempre tiveram comigo. Tenho muita gratidão por ele e pelo programa".

Amanhã, a animadora Mary Jackson, que em 30 anos faltou apenas uma vez ao "Domingão do Faustão"

Faustão e Schiavon, amigos que se entendem por música

Adriana Colin e Talitha Morete Montagem
Adriana Colin comandou a promoção Avião do Faustão Reprodução Internet
Talitha Morete permaneceu no Domingão do Faustão por três anos Divulgação / TV Globo
Talitha Morete apresentou o quadro Giro Domingão Reprodução Internet
Talitha Morete comandou ao vivo o TV Garagem que ia ao ar no site do Domingão Divulgação / Fabiana Gomes