Mais Lidas

Vídeo: Ao lado de Leonardo, desembargador usa palavras de baixo calão ao falar de juízas

Imagens de Jaime Machado Junior se referindo a mulheres de forma machista causou revolta nas redes sociais

Desembargador Jaime Machado Junior
Desembargador Jaime Machado Junior -

Rio - O cantor Leonardo se envolveu em uma grande polêmica ao gravar um vídeo ao lado de um desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), no último domingo. Nas imagens que circulam nas redes sociais, o desembargador Jaime Machado Junior manda uma mensagem para cinco colegas juízas e usa palavras de baixo calão. 

O vídeo começa com o magistrado citando o nome das mulheres e as apresentando a Leonardo. O cantor manda uma breve mensagem para as juízas mas é cortado pelo desembargador, que diz: "Nós vamos aí comer vocês". Leonardo, apesar de aparentar estar sem graça, dá uma risadinha. O juíz continua a péssima "brincadeira". "Ele segura e eu como", diz, apontando para o sertanejo.

A fala do magistrado viralizou na internet e causou revolta entre os usuários das redes sociais. Além disso, o Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas manifestaram repúdio às declarações do desembargador.

Após a repercussão negativa do caso, Jaime Machado Junior pediu desculpas através de um comunicado oficial. Ele reconhece que suas declarações "foram inadequadas,  infelizes e que, de fato, acabam por reforçar uma cultura machista que ainda é latente em nossa sociedade". 

O TJSC também soltou um comunicado oficial sobre o assunto e afirmou que ficou sabendo do caso através da imprensa. O tribunal disse ainda que: "De pronto solicitou ao magistrado informações sobre o ocorrido e, a partir dos esclarecimentos, definirá quais as providências a serem adotadas". 

O Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas classificaram como "inadmissível o comportamento sexista adotado pelo desembargador". 

A reportagem de O DIA entrou em contato com a assessoria de imprensa de Leonardo, que informou que o cantor não vai se pronunciar. A assessoria informou ainda que Leonardo estava saindo da casa de amigos quando foi abordado pelo desembargador, que pediu para gravar com ele. O cantor não sabia que o magistrado faria tais afirmações.

Confira a íntegra da nota do desembargador:

"Na tarde de hoje, fui surpreendido com a veiculação de um vídeo em que apareço ao lado do cantor Leonardo, em um encontro entre amigos, no qual faço comentários dirigidos a algumas colegas magistradas, com as quais possuo laços de amizade já de muitos anos. Inicialmente, quero esclarecer que em nenhum momento tive a intenção de ofender, menosprezar e mesmo agredir as minhas colegas, nem as mulheres em geral.

Reconheço que as colocações foram inadequadas, infelizes e que, de fato, acabam por reforçar uma cultura machista que ainda é latente em nossa sociedade. Assumo os meus erros e com eles procuro aprender. Espero que este episódio sirva de lição não só para mim, mas para todos os homens que tratam um assunto muito sério como se fosse brincadeira"

Confira a íntegra da nota do Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público e da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas:

"O Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público, que congrega em torno de 500 promotoras e procuradoras de todo o país e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas, filiada à Fédération Internationale des Femmes des Carrières Juridiques, e com quase 3.000 associadas no Brasil, manifestam repúdio às declarações do desembargador Jaime Machado Júnior em vídeo que circula nas redes sociais, no qual o referido, vinculado ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, dirige ofensas a magistradas.

Num país em que uma mulher é estuprada a cada 10 minutos, é inadmissível o comportamento sexista adotado pelo desembargador, que, ainda que em tom jocoso, expõe as magistradas destinatárias da mensagem como objetos sexuais e banaliza a conduta de violência sexual, atingindo todas as mulheres, reforçando uma cultura machista e misógina que, infelizmente, ainda insiste em violar os direitos mais basilares da população feminina diariamente.

O Movimento e a ABMCJ, que têm por objetivos, dentre outros, promover a igualdade de gênero e a valorização de mulheres de carreiras jurídicas, permanecerão atentos a condutas dessa natureza, exigindo apuração dos fatos e tomada de providências pelas instâncias competentes."