Mais Lidas

'A Dona do Pedaço'. Juliana Paes mostra a força da mulher batalhadora em trama das 21h

Através da venda de bolos que Maria da Paz, personagem da atriz, mudará completamente de vida

Juliana Paes vai viver a boleira Maria da Paz na novela 'A Dona do Pedaço', que estreia amanhã
Juliana Paes vai viver a boleira Maria da Paz na novela 'A Dona do Pedaço', que estreia amanhã -
Juliana Paes será uma boleira de mão cheia na próxima novela das 21h, 'A Dona do Pedaço', que estreia nesta segunda-feira, na Globo. Através da venda de bolos que Maria da Paz, personagem da atriz, mudará completamente de vida e se tornará uma grande empresária, dona de uma rede de confeitarias.
O começo de Maria da Paz se passa na cidade fictícia de Rio Vermelho, no Espírito Santo. Lá, ela vive com a família, os Ramirez, justiceiros profissionais que vivem em pé de guerra com a família Matheus. Há gerações, os dois núcleos se perseguem e se matam, até que Maria da Paz Ramires se apaixona por Amadeu Matheus (Marcos Palmeira) à primeira vista. Para Juliana, é nesse momento que a personagem mostra que o sobrenome combina com a personalidade dela.
“É quando ela mostra a razão pela qual tem esse nome. Ela quer promover a paz entre essas famílias. Chega um momento em que ninguém sabe mais o porquê de tudo isso. Quem começou a matar quem. Ela quer viver esse amor, já teve um noivo que foi morto pela família e propõe esse pacto. Mas ele não se concretiza. A partir daí, ela fica jurada de morte e precisa fugir para São Paulo”, conta a atriz.
Para enfrentar os desafios de São Paulo, Maria da Paz começa a vender bolo, receita que aprendeu com a avó Dulce (Fernanda Montenegro). Os doces fazem tanto sucesso que Maria consegue se tornar uma empresária de sucesso, dona do próprio negócio.
“Ela começa assim, vendendo bolo na rua em uma carrocinha, depois em uma portinha de garagem e aí a coisa começa a dar certo. Ela tem esse jeito doce, generoso, amoroso com as pessoas, e ela coloca tudo isso nos bolos. Passam-se 20 anos, e ela se transforma em uma grande dona de um império da confeitaria”, adianta Juliana.
Processo de criação
Para fazer essa empresária de sucesso, Juliana Paes teve que aprender alguns truques já que, na vida pessoal, a atriz diz que não costuma cozinhar. “Não sou muito de ir para a cozinha, mas quando vou, é para fazer sobremesa. Claro que fazer um bolo comum, um bolinho de banana sempre foi fácil para mim. Mas eu tive aulas de uma culinária mais avançada. Existem segredinhos e jeitos de fazer no manejo, que são mais profissionais, e eu tive que aprender”, conta.
Filhos
Mãe de dois meninos, Pedro, de 8 anos e Antônio, de 5, a atriz explica como é o desafio de criar futuros homens nos dias atuais. “É uma missão, uma tarefa complicada. Porque a gente não educa os filhos sozinhos, tem as pessoas à volta, que são parte da formação da mentalidade de uma criança. Essa parte é a mais difícil. Tem o que eles assistem na televisão, no celular, tem o que o avô que é de uma geração anterior. Às vezes, é bom chegar para o homem e falar para ele ser como quiser, escolher a cor que quiser e se expressar como quiser. ‘Deixa eles se expressarem’ é uma das frases que mais uso em casa”.
Para todas as mulheres
Seja sendo a dona do pedaço de bolo que faz sucesso, ou dona da própria vida, é através de muita luta que Maria da Paz consegue conquistar os seus pedaços e cria, sozinha, a filha Josiane (Agatha Moreira). A mãe oferece tudo o que a menina precisa, mas a jovem cresce ambiciosa e se une ao playboy Régis (Reynaldo Gianecchini) para conseguir mais dinheiro de Maria da Paz. Seja na vida pessoal, ou no trabalho, Maria enfrenta todas as batalhas para mostrar que é, sim, a grande dona do pedaço. “‘A Dona do Pedaço’ fala com todas as mulheres. Estou muito feliz ao criar essa personagem, porque a novela vai conversar com todas que são donas de si, que se fizeram pelo próprio esforço. E que são a razão do próprio sucesso. Esse é o sentido de ser a dona do seu próprio pedaço, da sua própria vida, da sua própria história”, celebra.