Mais Lidas

LP 'Funk Brasil' trintou

DJ Marlboro fará 30 shows até 2020 para celebrar as três décadas de história

DJ Marlboro comemora 30 anos do LP 'Funk Brasil' neste domingo, no Imperator, no Méier
DJ Marlboro comemora 30 anos do LP 'Funk Brasil' neste domingo, no Imperator, no Méier -

'Vou fazer festa até o ano que vem!', conta o DJ Marlboro, que inicia neste domingo, no Imperator, no Méier, a comemoração de 30 anos do disco Funk Brasil. Produzido por ele, o LP inaugurou a era de popularidade dos batidões, com músicas como Melô dos Números, Rap do Arrastão, Melô da Mulher Feia e Melô do Bêbado nas vozes de convidados como Abdullah, MC Batata e Cidinho Cambalhota.

No palco com o DJ estarão alguns dos nomes que Marlboro ajudou a lançar naquela época, como o próprio Abdullah, Cidinho & Doca, Carlinhos (Copacabana Beat), e Junior & Leonardo. A festa migra para outras cidades, como Niterói, Barra Mansa, São Gonçalo e Volta Redonda, e também para shows em comunidades. Vai até o Rock In Rio, onde Marlboro dividirá o palco New Dance Order com o amigo DJ Memê no dia 5 de outubro. "Para combinar com os trinta anos, vão ser trinta shows daqui até 2020", conta o DJ.

Nos anos 1990, Marlboro — que é ex-colunista do MEIA HORA — virou uma verdadeira indústria do funk, tocando pela noite, lançando artistas e hits. "Me chamavam de maluco toda hora, aliás até hoje!", recorda o DJ, que na verdade queria que Funk Brasil fosse um lançamento independente. "Mas o Nirto da (equipe de som) Soul Grand Prix e o Cidinho Cambalhota (executivo de gravadora e apresentador do programa Som na Caixa, morto em 1990) insistiram para eu ir conversar na PolyGram (hoje Universal, que lançou o disco)."

DJ Marlboro comemora 30 anos do LP 'Funk Brasil' neste domingo, no Imperator, no Méier Divulgação
DJ Marlboro comemora 30 anos do LP Funk Brasil Divulgação
DJ Marlboro comemora 30 anos do LP Funk Brasil Divulgação
DJ Marlboro comemora 30 anos do LP Funk Brasil Divulgação
DJ Marlboro Reprodução da internet