Mais Lidas

Doação de órgãos! Hospital homenageia Gugu Liberato

Corpo do apresentador foi transferido do hospital para instituto onde será realizada a necropsia

Gugu Liberato, apresentador do 'Power Couple', da Record, e Tiririca
Gugu Liberato, apresentador do 'Power Couple', da Record, e Tiririca -
A família de Gugu Liberato emitiu um novo comunicado informando sobre a doação dos órgãos do apresentador, que era um desejo de Gugu. A nobre iniciativa vai beneficiar cerca de 50 pessoas. Os médicos do Orlando Regional Medical Center começaram a cirurgia no final da noite deste sábado (24) e terminaram na madrugada deste domingo. Ao todo foram necessárias mais de seis horas de procedimento cirúrgico. Ainda de acordo com a família, a instituição Our Legacy cuidou de todos os tramites referentes a retirada, conservação e intermediação com os pacientes que receberiam as doações.

Antes do início da cirurgia de retirada dos órgãos, os médicos e toda a equipe do hospital fizeram uma menção de honra. "Neste momento e a partir deste momento, honramos Antonio Augusto Moraes Liberato e essa oportunidade de salvar e melhorar a vida de outras pessoas. Ao cuidarmos dele agora, também somos responsáveis por cuidar desse gracioso presente da vida. Estendemos nosso respeito e gratidão à família e os mantemos em nossos pensamentos. Ao tocarmos a vida de muitos hoje, podemos entender nosso papel em transmitir o presente heroico da vida de um ser humano para outro. Que tenhamos um momento de silêncio agora para lembrar Gugu Liberato e todos os que se juntam à sua história do passado, presente e todos os dias à frente.”

Na mesma cerimonia, foi lido o seguinte texto escrito pelos familiares de Gugu em primeira pessoa: “Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais , Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade. Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver.  Aos meus familiares eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos. Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz. Gugu.”

Ainda de acordo com o comunicado, após o término da cirurgia de retirada dos órgãos, o corpo foi levado para o instituto responsável pelas necropsias e laudos (o equivalente ao IML no Brasil) onde, por lei, são encaminhados todos os corpos de falecidos de morte não natural. Nesse local, um médico legista fará o exame necessário. A expectativa dos familiares do apresentador é que esse exame seja feito amanhã (segunda-feira). Somente depois disso o corpo será liberado para a retirada pela agência funerária, possivelmente no período da tarde.

Por enquanto, ainda não há informações sobre os próximos passos: dia e horário da liberação do corpo na funerária, translado para o Brasil, velório e sepultamento. Pelas leis da Florida, por ser o primogênito de Gugu, João Augusto Liberato, 18 anos, é quem assina todos os papeis referentes as autorizações para os tramites necessários.

O velório será na Assembleia Legislativa de São Paulo e terá um período aberto ao publico. Já o sepultamento dos restos mortais de Gugu será no Cemitério Gethsêmani Morumbi, no jazigo da família, ao lado do pai, Augusto Claudino Liberato. 
Confira o comunicado na íntegra:
Seguem novas informações sobre os tramites para a repatriação, velório e sepultamento do apresentador Gugu Liberato:

Doação de órgãos

A cirurgia para retirada dos órgãos foi realizada esta noite e madrugada (sábado para domingo) e durou mais de seis horas.

A instituição Our Legacy ( https://www.ourlegacyfl.org/ ) cuidou de todos os tramites referentes a retirada, conservação e intermediação
com os pacientes necessitados.

É importante reforçar que todos os órgãos são única e exclusivamente doados.

Antes do início da cirurgia de retirada dos órgãos, os médicos e toda a equipe do hospital fizeram uma menção de honra dizendo:

“Momento de honra,

Neste momento e a partir deste momento, honramos Antonio Augusto Moraes Liberato e essa oportunidade de salvar e melhorar a vida de outras pessoas. Ao cuidarmos dele agora, também somos responsáveis por cuidar desse gracioso presente da vida. Estendemos nosso respeito e gratidão à família e os mantemos em nossos pensamentos. Ao tocarmos a vida de muitos hoje, podemos entender nosso papel em transmitir o presente heroico da vida de um ser humano para outro. Que tenhamos um momento de silêncio agora para lembrar Gugu Liberato e todos os que se juntam à sua história do passado, presente e todos os dias à frente.”

Na mesma cerimonia, foi lido o seguinte texto escrito pelos familiares de Gugu em primeira pessoa:

“Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais , Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade.

Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver.

Aos meus familiares eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos.

Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz.
Gugu”

Receptores dos órgãos

Familiares de Gugu perguntaram à equipe médica se seria possível doar algum órgão para um paciente brasileiro que estivesse na fila para transplante, porém foram informados que não seria possível por questões da distância e tempo de conservação dos órgãos doados.

A doação de órgãos era um desejo do apresentador e poderão beneficiar cerca de 50 pessoas.

Translado do corpo e demais tramites legais


Terminada a cirurgia de retirada dos órgãos, o corpo foi levado para o instituto responsável pelas necropsias e laudos (o equivalente ao IML no Brasil) onde, por lei, são encaminhados todos os corpos de falecidos de morte não natural.

Nesse local um médico legista fará o exame necessário. Nossa expectativa é que esse exame deve ser feito amanhã (segunda-feira). Somente depois disso será liberado para a retirada pela agência funerária, possivelmente no período da tarde.

Ainda não temos mais informações sobre os próximos passos: dia e horário da liberação do corpo na funerária, translado para o Brasil, velório e sepultamento.

Pelas leis da Florida, por ser o primogênito de Gugu, João Augusto Liberato, 18 anos, é quem assina todos os papeis referentes as autorizações para os tramites necessários.


De certo existe apenas que:

"O velório será na Assembleia Legislativa de São Paulo e terá um período aberto ao publico.

Sepultamento será no Cemitério Gethsêmani Morumbi, no jazigo da família, ao lado do pai, Augusto Claudino Liberato.


Novamente agradecemos a atenção e profissionalismo de todos os profissionais da imprensa envolvidos na cobertura deste momento tão triste para todos."