Mais Lidas

João Francisco Barreiro fala sobre viver Moacir em 'Filhos da Pátria'

Além da série, ator está em cartaz com duas peças neste mês

João Francisco Barreiro
João Francisco Barreiro -
O carioca João Francisco Barreiro, de 13 anos, é uma das revelações de 'Filhos da pátria', da Globo. Na série escrita por Bruno Mazzeo, ele interpreta o estudante do Colégio Militar Moacir, personagem que trava uma briga pelo título de representante da turma com Geraldinho (Jonny Massaro).

"Participar de 'Filhos da Pátria' foi um presente do universo. Eu já tinha assistido toda a série, quando foi lançada, com a minha mãe. Bruno Mazzeo é um gênio. Amo história e sou crítico. Gosto de pensar e analisar os fatos. Dizem até que sou um velhinho disfarçado de adolescente (risos). É incrível estar na Globo, junto dessa equipe fantástica e, ao lado de artistas que sou muito fã. O Johnny, por exemplo, sempre acompanhei e admirei o seu trabalho e, agora, estou contracenando com ele. É muito mágico, tudo isso", festeja o novato.

João iniciou no teatro, na Cia de Artes, em Angra dos Reis. Fez várias peças teatrais e musicais, dentre elas: 'Frida, Frida, Frida' e 'Broadway baby', sob direção de Charles Möeller e Claudio Botelho. O ator também já fez alguns filmes, websérie e série de TV e foi o apresentador do aniversário da cidade do Rio de Janeiro (com a inauguração da maquete da LEGO) na Cidade das Artes.

João estuda canto, violão e teclado na Cidade das Artes (Projeto Jovens Músicos) e atualmente, é aluno do CEDARCO/ Casa Aguinaldo Silva de Artes e do Espaço Ofício. Ele integra o grupo 'Escadaria' (comédia improvisada) e recebeu recentemente o prêmio de melhor ator no Festival Biarte, com 'O Médico à Força', de Moliérie.

João Francisco foi indicado ao prêmio de Melhor Ator no Festival Tápias e no Festival Fetaerj. Em dezembro, estará com duas peças em cartaz no Teatro Clara Nunes, 'Lisbela e o prisioneiro' e 'Quem matou o Leão', sob direção de Luísa Thiré e André Mansilha.