Mais Lidas

'Não sou perfeita e não tenho vergonha disso'. Deborah Secco faz balanço da vida e carreira

Atriz também falou sobre Alexia, personagem de 'Salve-se Quem Puder', próxima novela das 19h

Deborah Secco será Alexia Máximo em 'Salve-se Quem Puder
Deborah Secco será Alexia Máximo em 'Salve-se Quem Puder -
Batalhadora, independente e cheia de sonhos. Com essas características, Alexia (Deborah Secco) luta para conseguir um papel de destaque na atuação. Quando finalmente consegue seu lugar ao sol e vai para Cancún, no México, gravar uma participação em uma novela, a atriz vê seu mundo dar um giro de 360º. Em meio a um furacão, Alexia presencia um assassinato e precisará deixar para trás -e em outro continente- toda sua vida. Em meio a reviravoltas que “Salve-se Quem Puder” estreia, nesta segunda-feira, às 19h, na Globo.

Toda essa confusão não vai atingir somente a vida de Alexia. Ao se hospedar em um resort em Cancún, a atriz esbarra em Kyra (Vitória Strada), que está no local para acertar detalhes do seu casamento, e, num primeiro momento, as duas se desentendem. A competição entre elas só aumenta quando as mulheres tentam disputar a atenção de Luna (Juliana Paiva), a jovem mexicana escolhida para recepcionar as hóspedes brasileiras.

A vida ainda proporcionará muitos encontros entre as três e, em um desses momentos, Alexia convence as agora amigas a achar Renzo (Rafael Cardoso), um rapaz com quem a atriz teve uma noite inesquecível e que desapareceu. Nessa busca, elas chegam a tempo de ver o juiz Vitório (Aílton Graça) sendo assassinado. Tudo isso ainda precisando escapar da chegada de um furacão.
Alexia (Deborah Secco), Luna (Juliana Paiva), Kyra (Vitoria Strada) - João Miguel Júnior/ TV Globo


Um programa de proteção a testemunhas faz com que elas sejam dadas como mortas para os familiares e assumam outros nomes. Alexia vira Josimara, Luna passa a se chamar Fiona e Kyra é Cleyde. Juntas, elas vão para Judas do Norte, cidade fictícia no interior de São Paulo. Mas, mesmo tendo que mudar de vida, Alexia não perde a essência.

“Ela continua sendo a maluca de sempre. Alexia é dramática, engraçada. Tem compulsão por comida e por homens. Isso torna ela talvez muito próxima de nós mulheres, porque nós estamos sempre na briga contra a balança, e também, às vezes, estragamos nossas vidas por causa de uns boys mais ou menos. E essa é a Alexia. Essa louca, compulsiva e divertida”, explica Deborah.

Para interpretar essa atriz cheia de bordões e personalidade forte, Deborah se inspirou em uma grande diva da televisão brasileira. “Ela ama a atuação, esse universo de filmes, teatros, ela tem bordões maravilhosos. Para isso, eu me inspirei na Claudia Raia, na porque ela tem essa pegada de musical, é uma pessoa cheia de energia. Principalmente na personagem Adriana, que ela fez em Rainha da Sucata. Me inspirei bastante nela”, revela a atriz, que também foi no túnel do tempo para compor essa personagem. “A Alexia também tem um pouco de Darlene (personagem em ‘Celebridade’), da Giovana (de ‘Louco por Elas) e na Natalie (‘Insensato Coração), que foram as minhas personagens de comédia”, completa.
Luna/Fiona ( Juliana Paiva ), Kyra/Cleyde ( Vitória Strada) e Alexia/Josimara ( Deborah Secco ) - João Miguel Júnior/ TV Globo
Vida no campo

Em Judas do Norte, as três passam a morar no sítio de dona Ermelinda (Grace Gianoukas), com Zezinho (João Baldasserini) e a galinha Filipa. A vida pacata do campo logo entedia as três, que decidem fugir para São Paulo. E, mais uma vez, Alexia precisa dar um novo caminho à vida sem perder o humor.

“O público pode esperar rir muito. Essa é uma novela leve, que vem para alegrar a gente. Para a gente gargalhar sem pensar em mais nada. Esse é o momento que a gente precisa muito rir”, garante Deborah.

Novas oportunidades
E se Alexia tem que se desdobrar para começar e recomeçar quantas vezes necessárias, Deborah diz que gostaria de tentar algo novo, mas com uma condição. “Não consigo imaginar deixar a minha filha para trás. Podendo levá-la, acho que seria massa mudar de vida. Eu iria viver acampando. A novela traz uma proposta de pensamento muito bacana, que é: será que o que você sempre sonhou é de fato o que vai te fazer feliz? Porque a Alexia está em busca do que sempre sonhou. Acontece uma coisa e ela vai para um caminho diferente. De repente, ela vai ser muito mais feliz por esse caminho. Eu adoraria ter essas possibilidades de tentar fazer diferente”, diz a atriz.
Apaixonada pela família

Aos 40 anos e 32 de carreira, Deborah Secco faz um balanço da vida e da carreira. Mesmo com os icônicos papéis na televisão e no cinema, para a atriz, o maior acerto da vida foi a filha, Maria Flor, de 4 anos, e o marido, Hugo Moura. Chegar na fase dos “enta”, para Deborah, está sendo uma época de gratidão e zero arrependimentos.

“Tudo o que eu fiz fez com que eu me tornasse a mulher que sou. Hoje, eu faria diferente diversas coisas, porque eu amadureci, aprendi. Mas me arrepender, (não me arrependo) de nada. Senão não chegaria no lugar que cheguei hoje”, explica a atriz, que completa. Me orgulho muito de ter construído uma história profissional. Me orgulho muito de ter construído a minha família da forma que ela é. Eu tenho um relacionamento que nem nos meus melhores sonhos, eu imaginei. Tenho um parceiro, companheiro, que me admira como eu sou, nas minhas qualidades e nos meus defeitos. Além disso, meu melhor acerto é a minha filha. Que veio pronta, me dando aula. Sou muito grata e privilegiada”.
O casal, juntos há pouco mais de quatro anos, pensa em aumentar a família e dar um irmão a Maria Flor, mas eles ainda precisam acertar uma questão antes. “Penso em aumentar a família. Quero muito ter o segundo filho. O Hugo quer muito adotar um segundo filho, então a gente tem um impasse. Estamos negociando”, explica Deborah.

O sucesso da vida profissional se traduz em seguidores e comentários nas redes sociais. No Instagram, a atriz coleciona mais de 16 milhões de seguidores e milhares de elogios a cada publicação. Para a atriz, o carinho do público vem de uma trajetória juntos.

“É o resultado de muitos anos de trabalho. Eu amo muito o que faço. Sou extremamente entregue, disponível para os meus personagens. Eu sou transparente. Não sou perfeita e não tenho vergonha disso. O público tem uma relação comigo porque já me acompanha há muitos anos. É um carinho de uma vida”.
Deborah Secco, Hugo Moura e a filha Maria Flor - Reprodução do Instagram


Corpo e Cabelo

Após presenciar o assassinato, Alexia terá que mudar completamente de aparência e fazer parte do programa de proteção a testemunha. Para isso, Deborah teve que deixar o cabelo curto para trás e adotar alguns apliques. Na primeira fase da novela, um chanel meio loiro fará parte do visual da personagem. Quando a atriz vai para Judas do Norte, um ruivo comprido irá compor o look de Alexia. Deborah já escolheu seu favorito.
“Confesso que prefiro cabelo curto, principalmente no verão. Está sendo difícil usar os apliques compridos. A cor ruiva eu adoro, mas o comprimento está difícil”.
Já quando o assunto é corpo, não há discussão: Mesmo após o nascimento da filha Deborah continuou ostentando um visual sarado. Segundo a atriz, tudo graças a genética. “Eu tenho uma genética muito abençoada. E as minhas personagens são mulheres sexys, então as pessoas confundem um pouco isso. Eu mesma não tenho esse apelo todo, mas aceito. Fiquei cinco anos sem malhar. Desde que minha filha nasceu. Agora estou tentando voltar, mas a gente está gravando muito. Então, eu malho duas vezes por semana. É o que tem dado”.

Paixão pela atuação

Apaixonada por atuação, a atriz confessa que ainda tem muitas personagens que gostaria de fazer. Além de atuar até envelhecer, Deborah garante que vem trabalhando em outro talento, mas que ainda não sabe quando ele sairá dos papéis.

“Eu venho escrevendo uma peça sobre a minha vida. Mas não sei nunca se eu irei fazer. Tenho escrito coisas pensando nisso, mas o que eu gosto é de poder dar a vida a mulheres diferentes de mim. Poder me transformar nessas mulheres diferentes e conhecer novas mulheres é meu grande barato de vida. Quero fazer isso até ficar velhinha”.

Primeira novela de Maria
Prestes a estrear no horário das 19h, “Salve-se Quem Puder” tem um gostinho especial para Deborah, e não se trata do tempero mexicano. Essa será a primeira vez que Maria Flor verá a mãe em uma novela. Um sabor para lá de especial para a atriz. “Essa novela tem um quê de lúdico que a Maria pode assistir. Eu estou muito ansiosa, vai ser a primeira vez que ela vai ver a mãe na TV. Antes ela só tinha visto o pai. Vai ser uma novela que ela vai poder acompanhar”.
Deborah de cabelão ruiva para viver nova fase de Alexia na novela - Vinicius Mochizuki / Divulgação
 
 
Deborah de cabelão ruiva para viver nova fase de Alexia na novela Vinicius Mochizuki / Divulgação
Deborah Secco será Alexia Máximo em 'Salve-se Quem Puder João Miguel Junior / TV Globo
Kyra, Alexia e Luna antes de assumirem novas identidades João Miguel Júnior / TV Globo
Luna/Fiona ( Juliana Paiva ), Kyra/Cleyde ( Vitória Strada) e Alexia/Josimara ( Deborah Secco ) João Miguel Júnior/ TV Globo
Deborah Secco, Hugo Moura e a filha Maria Flor Reprodução do Instagram