Mais Lidas

'Caldeirão do Huck' completa 20 anos; relembre os melhores momentos

Com mais de 40 quadros e 1025 edições, programa conta história de anônimos e famosos de um jeito emocionante

Luciano Huck
Luciano Huck -
Em 8 de abril de 2000, às 14:30, o público foi agraciado com a estreia do “Caldeirão do Huck” e o início de uma era. Dirigido por Marlene Mattos e apresentado por Luciano Huck, que acabava de aterrizar na Rede Globo, a atração tinha lugar garantido na TV dos brasileiros nas tardes de sábado. Com quadros de disputas, desafios o programa se mantém atual, mesmo já há 20 anos no ar e continua no coração do telespectador.

Por lá passaram reporteres como Bruno de Luca, Tatá Werneck e Dani Calabresa, além de pessoas comuns com história que estão marcadas até hoje. No primeiro ano de programa, Luciano convidava grupos, cantores solos, artistas e contava com Emílio Surita e Marcos Chiesa, o Bola, como comentaristas. Dentre tanta história para contar, há algumas inesquecíveis que merecem ser relembradas.

Quem conhece o Caio Castro talvez não lembre que ele começou sua carreira no palco do "Caldeirão do Huck". Aos 18 anos, o ator venceu o concurso "Casal Malhação", em 2007, que estava em busca de um novo talento. "Mudou a minha vida", disse o ator em uma homenagem de 10 anos do programa. Ele foi do "Caldeirão" direto para a novela teen, onde ficou três anos. Em seguida, emplacou outros sucessos dentro da emissora como "Ti Ti Ti", "Fina Estampa", "Amor à Vida", "I Love Paraisópolis", "Novo Mundo" e "A Dona do Pedaço".
  
Bruna Marquezine não foi revelada pelo programa, mas teve uma passagem emocionante por lá. A atriz participou do quadro "Visitando o Passado", em 2016, e chorou muito com a "mágica" que a equipe de Luciano fez ao remontar um cômodo da casa de sua avó.  
 
Outra história que tocou o coração do público foi de Reginaldo Holyfield. O pugilista baiano acabou internado com metade do corpo queimado ao salvar os dois sobrinhos de um incêndio dentro de casa, em Salvador, na Bahia. Holyfield perdeu tudo e logo o público começou a convocar Luciano para ajudar a família do baiano no "Lar Doce Lar". O apresentador falou publicamente sobre o caso e convidou a irmã do pugilista, Almerinda, e a família faturou R$ 50 mil no famoso quadro "Agora ou Nunca".  
Família de lutador baiano participa do 'Agora ou Nunca' - Reprodução/TV Globo


Duas entrevistas estão na memória do público. Em 2012, Luciano escolheu um lugar inusitado para entrevistar Madonna após um show da turnê "MDNA", em Miami, nos Estados Unidos. No quarto de hotel que a cantora estava hospedada, os dois bateram um papo sentados no chão do banheiro às 2h da madrugada. "Estou no quarto da Madonna e vou descobrir onde é o banheiro", disse Luciano. Na entrevista, a americana, de um modo íntimo, falou de tudo um pouco, desde a relação com os filhos indo e vindo pelo mundo à expectativa para o show no Brasil.
Luciano Huck e Madonna no banheiro do hotel - Reprodução/TV Globo
Outra diva do pop que conversou com o marido de Angélica foi Katy Perry. Em 2011, a cantora provou doces típicos brasileiros durante entrevista em um hotel na Zona Sul do Rio. Pé de moleque, maria-mole e paçoquinha estavam no cardápio apresentado a cantora. Um fã foi presenteado com uma surpresa diferente e teve um minuto para fazer o que quisesse com Katy.
 
Luciano está sempre surpreendendo pessoas e mudando a vida delas, mas às vezes nem o próprio apresentador espera pelo que vai acontecer, como é o caso da história de Raimunda do Carmo. O que era para ser apenas mais um quadro se tornou um programa especial com a família da manicure. Em 2009, Luciano estava gravando o quadro "Vou de Táxi", no Centro do Rio, quando encontrou com Raimunda e sua história fez com que o apresentador aceitasse um desafio: subir o morro Santa Marta para gravar um "Lar Doce Lar".
Ganhando R$ 300 por mês e cuidando de três filhos, o apresentador percebeu a dura realidade da manicure ao chegar em sua casa. Com a solidariedade dos próprios moradores da comunidade, que ajudaram a equipe do programa durante a construção, o resultado foi uma casa linda, que se destacava com cores vivas e de quebra um salão.

 
O cameraman José Silveira Jr., o Silveirinha, como também é conhecido, trabalha com Luciano há mais de 20 anos e desenvolveu uma relação especial com o apresentador. Há dois momentos deles que vale a pena ser relembrado, o primeiro foi em 2011, quando Luciano e a equipe do "Caldeirão" organizou uma festa de casamento para ele. A segunda surpresa aconteceu em 2017. Silveirinha tinha o sonho de comprar um veleiro quando completasse 60 anos e o apresentador tratou de ajudar o amigo. Eles marcaram uma gravação fake em uma marina do Rio de Janeiro e enganaram o câmera, que gravou dentro do próprio veleiro sem desconfiar. Luciano começou a fazer um balanço sobre o ano do programa, ressaltando que televisão não se faz no individual e na sequência surpreendeu o câmera: "Nesse minuto a gente está gravando no barco do Zé Silveira".
Luciano Huck faz surpresa para José Silveira Jr. - Reprodução/TV Globo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Entre tantas histórias contadas e sonhos realizados, pode-se dizer que uma das características do "Caldeirão", além da música "We Are Champions", que sempre toca quando Luciano faz uma boa ação, são as caracterizações impecáveis do apresentador. Ele sempre acaba passando despercebido pelas "vítimas" que não fazem ideia que em pouco tempo terão suas vidas transformadas pelo seu programa. Mas quem um dia engana, no outro é enganado e foi assim que ele caiu na armadilha da esposa Angélica em 2008. A apresentadora armou uma pegadinha para o marido no dia do aniversário dele durante o quadro "Orelhão Surpresa". A apresentadora contratou uma atriz para fingir atender o telefonema enquanto ela conversava com o marido, um momento engraçado antes da loira invadir o estúdio e mostrar a homenagem que a equipe do programa fez a Luciano.

Em alguns momentos o programa abandonou o formato original criando realities como "Amor a Bordo" e "Acorrentados" em 2002 e "Guerra do Sono" em 2003" e deixando de lado o cenário do estúdio para gravar o "Caldeirão de Praia". Além de transmissões ao vivo durante abertura da Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Olimpíadas de 2016 e aparição especial no Criança Esperança. Atualmente sob direção de Bruno Cruvinel, Cacá Marcondes, Marcello Roichmann, Michel Coeli e Pedro Dunley, foram mais de 40 quadros no ar e 1025 edições. 
*Estagiária sob supervisão de Nathália Duarte
Luciano Huck divulgação
Luciano Huck entrevista Katy Perry Reprodução/TV Globo
Luciano Huck faz surpresa para José Silveira Jr. Reprodução/TV Globo
Caio Castro no concurso 'Casal Malhação' Reprodução/TV Globo
Bruna Marquezine no quadro 'Visitando o Passado' Reprodução/TV Globo
Família de lutador baiano participa do 'Agora ou Nunca' Reprodução/TV Globo
Luciano Huck e Madonna no banheiro do hotel Reprodução/TV Globo
Luciano Huck faz 'Lar Doce Lar' no Dona Marta Reprodução/TV Globo
Angélica engana Luciano Huck Reprodução/TV Globo