Mais Lidas

Pesquisadora diz que final do filme 'Contágio' é essencial para entender pandemia

'Muito disso está relacionado à atividade humana, destruindo habitats, sem cuidados entre os seres humanos que entram em contato com a vida selvagem', disse a médica

Cena do filme 'Contágio'
Cena do filme 'Contágio' -
A Dra. Tracey McNamara, patologista que trabalhou na produção do filme "Contágio", em 2011, conversou com o portal "Metro.co.uk" e revelou que o final do longa pode fazer com que todo mundo entenda melhor o coronavírus. A cena mostra o primeiro dia do vírus após porcos terem contato com alimento contaminado por morcegos, preparado por um chef de cozinha que não lava as mãos, mostrando como o vírus pode se espalhar pelas espécies.

"Desejo que as pessoas assistam a este filme e que assistam aos últimos cinco minutos com cuidado. Todo esse cenário, isso absolutamente acontece", disse. "Estamos todos tão focados no imediatismo da crise, quando tudo se acalmar, o que realmente precisa acontecer é uma discussão muito séria sobre como lidaremos no futuro com ameaças emergentes de pandemia que em grande parte "surgem" por causa de atividades feitas pelo homem. Deixe os morcegos em paz, deixe-os ficar nas árvores. Muito disso está relacionado à atividade humana, destruindo habitats, sem cuidados entre os seres humanos que entram em contato com a vida selvagem. Quando as pessoas dizem que é impossível, que não podemos lidar com essa solução para a saúde, isso não é verdade. Tudo o que fazemos tem um efeito cascata, tudo o que fazemos no ambiente tem um efeito cascata", completou.