Mais Lidas

Conheça Samantha Machado, cantora que acumula milhões de streamings nas plataformas digitais

Paulista de 26 anos lançou recentemente o álbum 'MVLTIFVCETVDV EM LVPIDVCVO CONSTVNTE' fala sobre processo de criação e como faz para se 'lapidar constantemente'

Samantha Machado lançou recentemente o álbum MVLTIFVCETVDV EM LVPIDVCVO CONSTVNTE
Samantha Machado lançou recentemente o álbum MVLTIFVCETVDV EM LVPIDVCVO CONSTVNTE -
Ela ficou conhecida por dar a voz a grandes canções da música eletrônica. Um movimento ousado e inusitado até então, já que o brasileiro não estava acostumado a escutar esse tipo de música em português. Logo nos primeiros lançamentos, como em Portal do Universo e Nave Espacial, Samantha Machado já acumulou mais de dez milhões de streamings nas plataformas de música digitais. Saindo da música eletrônica, a cantora lançou recentemente seu álbum “MVLTIFVCETVDV EM LVPIDVCVO CONSTVNTE” (lê-se Multifacetada em Lapidação Constante), no qual mostra suas várias faces, com músicas que misturam rap, hip hop e até o pop contemporâneo.

O nome do álbum veio de uma história curiosa. A paulista de 26 anos conta que, na época do Orkut, sofria um pouco para escrever a sua biografia na rede social, até que teve uma ideia.

“Quando fui criar a minha conta no Orkut me deparei com a pergunta “Quem é você?’, achei muito profunda. Como eu vou resumir quem eu sou em poucas palavras? Tentei achar algo que resumisse tudo aquilo que vivia e me veio ‘multifacetada em lapidação constante’. Logo virou minha descrição em todas as redes sociais”, explica.

O álbum, de 14 faixas, é dividido em três partes: “romance”, “autoconhecimento” e “luta”, fases e palavras que Samantha conhece bem. “Eu escrevo sobre o que vivo, claro que às vezes coloco um pouco de fantasia para as pessoas poderem se identificar, mas eu vivi intensamente esses três períodos e nesse álbum eu pude me libertar e colocar a minha voz em mensagens que eu queria ter dito desde o início”. Início, esse, na música eletrônica, ambiente que teve seus altos e baixos para a cantora.

“Aprendi muito com essa minha caminhada na música, em 2015 eu decidi seguir carreira de verdade e lancei ‘Portal do Universo’, foi um tiro no escuro, mas eu mirei certo. Logo a primeira música já deu dez milhões de visualizações. Não esperava porque a música tem uma letra nada comercial. Falando pelo mercado da eletrônica, ali eu encontrei um espaço para me inserir. Inconscientemente eu mirei certo.
Mas também é mercado super machista e meu nome foi muito apagado. Muita gente fala que demorou muito pra saber que eu era de Portal do Universo”, conta.


E se, teoricamente, a paulista tem pouco tempo de carreira, os números que Samantha já atingiu são grandes. A cantora já ultrapassou a marca dos 50 milhões de execuções no Spotify, com as músicas 'Nunca Vai Mudar', 'Peter Pan' e 'Nave Espacial', o clipe desta, por sinal, já tem mais de 30 milhões de views no YouTube.

Fazendo do limão uma limonada Samantha vem levantando a sua voz, cantando as suas lutas e de milhões de outras mulheres que também são mães, artistas e donas de si. Samantha, que prefere não definir um gênero musical para o seu trabalho, mas sim ‘se manter aberta’ a possibilidades, comprova essa versatilidade ao contar sobre suas referências musicais, como Billie Eilish, Dua Lipa, até Marisa Monte, Vinicius de Moraes, entre outros. E nesse processo de lapidação constante, a cantora vai explorando cada vez mais possibilidades em seu trabalho e fazendo seu nome.

“Eu me lapido a medida em que me mantenho aberta a todos os processos. Toda vez que a gente vai conversar, eu tenho que me abrir e estar 100% entregue ao momento. Essa é a lapidação constante. Estar sempre aberta a outras pessoas e experiências, mesmo que às vezes sejam duras. Esse é o desafio”.

Galeria de Fotos

Samantha Machado lançou recentemente o álbum MVLTIFVCETVDV EM LVPIDVCVO CONSTVNTE Divulgação
Samantha Machado lançou recentemente o álbum MVLTIFVCETVDV EM LVPIDVCVO CONSTVNTE Divulgação
Samantha Machado lançou recentemente o álbum MVLTIFVCETVDV EM LVPIDVCVO CONSTVNTE Divulgação