Mais Lidas

Ao vivo, Ana Maria Braga se desculpa por falar em 'racismo reverso'

No 'Mais Você', apresentadora explicou o motivo da fala ser equivocada

Ana Maria Braga pede desculpas por falar em 'racismo reverso'
Ana Maria Braga pede desculpas por falar em 'racismo reverso' -
Após ser criticada por sugerir que Lumena praticava "racismo reverso" com Carla Diaz, no "BBB 21", a apresentadora Ana Maria Braga abriu o 'Mais Você" desta terça-feira com um pedido de desculpa aos telespectadores.
Na edição de segunda-feira, a apresentadora questionou o uso do termo "branquitude". "Não entendi esse negócio de branquitude. A gente tem culpa disso? Está acontecendo aí um reverso. Você tem que votar em alguém, não importa a cor. É um jogo, é feio isso". O repórter Ivo Madoglio concordou com a apresentadora e disse também que não pode "haver uma rivalidade entre brancos e negros".
Nesta terça, Ana Maria reconheceu que não existe "racismo reverso" no Brasil e ainda confessou desconhecer a tese. Ela também aproveitou o espaço do seu programa para explicar o porquê do uso deste termo ser equivocado na sociedade brasileira, segundo pensamento de intelectuais e pesquisadores.
"Eu gosto muito de assumir meus erros porque acho que a gente vai aprendendo. Ontem, depois do programa, eu vi várias postagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre branquitude se referindo a Carla Diaz. Neste momento, eu usei a expressão 'preconceito reverso', entendida por muitos como 'racismo reverso', e vieram muitas criticas. Isso isso me fez buscar a informação", começou Ana Maria.
"Na maioria das vezes, nesse assunto, a gente é muito desinformado. Muitos ativistas e pensadores da atualidade criticam o discurso de preconceito contra brancos porque a definição de racismo não se limita a cor da pele. Para esses estudiosos, racismo é tema de opressão. E para haver racismo, precisa haver relações de poder. E negros não possuem poder institucional para serem racistas contra brancos", explicou a apresentadora, que ainda citou, mais uma vez, o "BBB" e "a dificuldade da sociedade em debater essas questões".
"Não faz sentido usar essa expressão, então, peço desculpas. E a gente aproveita o que aconteceu como oportunidade para divulgar a informação e falar mais sobre isso", finalizou a apresentadora.
 
Ana Maria Braga pede desculpas por falar em 'racismo reverso' Reprodução/Globo/Twitter
Ana Maria Braga agradece apoio e carinho que recebeu após a morte de Tom Veiga, o Louro José Divulgação / TV Globo
Ana Maria Braga Reprodução
Ana Maria Braga fala em 'racismo reverso' Reprodução
Ana Maria Braga voltou a gravar o 'Mais Você' nos Estúdios Globo Reprodução
Ana Maria Braga de dread reprodução da TV Globo
Ana Maria Braga reprodução da TV Globo
Ana Maria Braga Reprodução
Ana Maria Braga com seu cabelo rosa e outros visuais: camaleoa fotos Reprodução
Ana Maria Braga Reprodução/Globo
Ana Maria Braga Reprodução / Globo
Ana Maria Braga Reprodução
Ana Maria Braga dá seu apoio a Fátima Bernardes: 'esse susto vai passar logo' Reprodução
Ana Maria Braga Reprodução/Globo