Mais Lidas

'Acredito em milagres', diz a atriz Maria Joana

A atriz dá vida a Rainha Enlila, em Gênesis, da Record TV

Maria Joana
Maria Joana -

Os dias de Enlila estão contados em Gênesis, da Record TV. Ela, que fez de tudo pra conseguir o que queria, vai à julgamento e recebe a condenação mortal no capítulo previsto para ir ao ar nesta quarta-feira. Maria Joana, que dá vida a personagem, destaca as características da Rainha que mais chamaram sua atenção.
"O transtorno psicótico dela. Enlila é uma psicopata real. Ela não sente culpa ou remorso e apesar de ser muito envolvente e conseguir atrair quase todos pro seu jogo, aqueles que não consegue dominar, acaba tirando do caminho. Seja como for, custe o que custar. Mas de fato ela tem a necessidade de estar no controle, estar no poder. Pelo que percebi essa é sua grande obsessão, o poder", confessa.

Apesar de tudo, a atriz ainda consegue enxergar algo de bom em Enlila e exalta a inteligência dela. "Eu tiro tudo de bom! Se aprende muito com personagens diferentes de nós. E por Enlila ser uma psicopata, ela possuiu uma inteligência muito avançada. Sua mente não para. Enquanto nós estamos pensando no problema, Enlila já havia pensado em todas as possíveis soluções e o resultado que teria em cada uma delas. Ela estava sempre a frente, um passo a frente de todos. Isso eu acho muito interessante, esse nível de inteligência, de sagacidade. Ela era rápida, conseguia ler as pessoas, era quase como se ela conseguisse despir as pessoas com os olhos e assim acabava conseguindo o que queria. Acho que se pegássemos essas características de Enlila e transformássemos para algo bom, teríamos uma pessoa bem diferente".
Vaidosa, a Rainha não aceitava que nenhuma mulher fosse mais bonita que ela. Devido a isso, Maria Joana 'sofreu' em sua caracterização para a personagem. "Acho que eram umas duas horas e meia com uma equipe fera! Eu nunca conheci uma sala de caracterização com pessoas tão incríveis quanto a equipe que conheci! Além de profissionais incríveis, são pessoas especiais! Pra ser sincera, tinham dias que eram 4...5, as vezes 6 cabelos diferentes no mesmo dia".
 
Diferente de Enlila, a atriz diz que não é tão vaidosa. "Eu aprendi que segundo o dicionário, vaidosa é uma pessoa presunçosa, que tem uma preocupação excessiva em suas habilidades ou atratividades para os outros. Seguindo esse raciocínio Enlila é super vaidosa, ela de fato se importa com os outros. Eu acho que já me importei em me mostrar para os outros, hoje me preocupo em ser eu, em ser o melhor que posso ser. Se eu estiver com mais vontade eu me arrumo mais, mas tem dias que eu estou mais voltado pra dentro e não quero me arrumar muito, as vezes prefiro também estar sem maquiagem. Depende muito de como eu estiver me sentindo", avalia.

Mulher de fé
Atuando em uma novela bíblica, Maria Joana se considera uma pessoa de muita fé. "Muita fé!! Acredito em milagres porque acredito que todos somos um milagre. Eu até hoje não consigo entender como uma mulher consegue seguir sua vida normal, andando de carro, indo malhar e enquanto isso seu corpo está produzindo um pulmão, um fígado, 20 dedos, 2 olhos, um nariz, uma boca, é tão inteligente esse corpo, é tão surreal, é um milagre que mesmo as vezes a mulher não tendo uma gravidez saudável ou com todos os cuidados, ainda sim nasce um ser lindo! Isso pra mim é Deus. Acredito que ele está de dentro de cada um de nós e se potencializa quando nos unimos uns aos outros".

Estreia na Record
Após cerca de oito anos trabalhando na Globo, a atriz conta como está sendo trabalhar na Record. "É muito legal conhecer não só empresas diferentes, mas equipes diferentes. E eu ganhei um presente conhecendo essa equipe. Vivi momentos incríveis gravando essa novela, desde a equipe de direção, produção, técnica, caracterização, figurino, limpeza, segurança, figuração, dublês, todos estavam muito entregues dando o seu melhor para esse projeto", afirma ela, que revela o motivo de sua decisão em trocar de emissora. "Muitos atores assim como eu, tem contrato apenas por obra, por trabalho, não um contrato por tempo. Por um lado pode deixar instável financeiramente mas ao mesmo tempo aberta para outros tipos de trabalhos. E foi isso que aconteceu. Eu só tenho a agradecer porque conheço profissionais incríveis de emissoras e empresas diferentes e a cada trabalho eu vou aprendendo algo novo, por isso sou muito grata pelas oportunidades até aqui".
 
Segredos de beleza
Linda aos 34 anos,  Maria Joana revela seus segredinhos de beleza. "Autoconhecimento. Pode parecer bobo mas não é. Eu acredito que quando entramos em sintonia mente e corpo, as coisas se encaixam. E foi disso que me alimentei durante a pandemia. Acho que isso foi me dando mais consciência e consegui reunir uma equipe de profissionais incríveis que tem me ajudado a manter todo o equilíbrio".

 

Maria Joana Guilheme Lima 2017
Maria Joana interpreta Enlila Blad Meneghel / Divulgação
Maria Joana como Enlila Blad Meneghel/ Divulgação
Maria Joana