Mais Lidas

Graciele Lacerda auxilia mulheres a se empoderarem aos 40: 'A vida fica mais leve e a gente se cobra menos'

Em entrevista, influenciadora digital conta como foi seu processo de aceitação do corpo e como funciona seu programa 'Eduque Seu Peso', que conta com 95% do público feminino

Graciele Lacerda
Graciele Lacerda -
Chegar na casa dos “enta” pode ser um desafio para a maioria das mulheres, que se veem, graças às pressões externas, obrigadas a se encaixar em determinados padrões, esquecendo que o principal é cuidar da saúde. Através de diversos conteúdos produzidos nas redes sociais e de um programa de reeducação alimentar, Graciele Lacerda, 40, mostra a sua legião de seguidores que dá para chegar tranquilamente a essa idade, esbanjando saúde e influenciando milhares de mulheres a terem uma vida melhor. O corpão exibido em inúmeras fotos nas redes sociais? Ele é consequência!

Os quase dois milhões de seguidores da digital influencer que a acompanham diariamente podem achar que a relação de Graciele com o corpo sempre foi das melhores. Mas, assim como todas as mulheres, ela confessa que já passou pela fase de não aceitação. Hoje, cerca de 95% do público que acompanha a influencer é feminino e o desafio diário de Graciele é mostrar que dá, sim, para manter uma boa relação com o físico.

“Eu demorei um tempo a aceitar meu corpo exatamente como ele é. Tinham coisas que antes me incomodavam muito, como as minhas estrias. Cheguei a fazer um tratamento que era um tipo de raspagem da pele e de nada adiantou, só gerava uma frustração e mais um incômodo em mim”, explica Graciele, que garante que o amadurecimento trouxe a autoaceitação. “Com o tempo percebi que elas (estrias) fazem parte de mim e já não me incomodam mais. Não foi do dia pra noite que trabalhei a minha autoaceitação, mas hoje entendo que temos que respeitar as limitações do nosso corpo. Aí é quando começamos a nos amar, mesmo com nossos defeitos, a vida fica mais leve e a gente se cobra menos”.

A mudança de filosofia foi perceptível e refletiu em um pedido das seguidoras. Como resultado, há três anos Graciele criou o “Eduque Seu Peso”, um programa em que, através de uma plataforma, os alunos têm acesso a diversos materiais, como: protocolo de emagrecimento, vídeos de exercícios simples que possam fazer em casa, e-books de receitas, tudo elaborado por profissionais.

“Por compartilhar um pouco sobre meu estilo de vida, os seguidores começaram a ter mais curiosidade sobre o que eu comia, como fazia e com isso eles diziam que se sentiam incentivados e motivados a também buscar um estilo de vida mais saudável. Inicialmente comecei fazendo pequenos desafios no meu perfil e cada vez mais as pessoas se interessavam e tinham vontade de continuar. A partir daí, percebi que poderia ajudar oferecendo um suporte nutricional por um valor baixo e, principalmente, mostrar a elas que uma reeducação alimentar de verdade pode ser feita de forma simples com alimentos do nosso dia a dia e sem radicalismo”, conta.

Além do programa, Graciele também compartilha receitas, dicas de exercícios e estilo de vida no Instagram. Com a pandemia, a procura por digitais influencers de boa forma aumentou. Com o crescimento dos seguidores, veio também um desafio para a influencer, que teve que readaptar alguns exercícios para as pessoas fazerem em casa. Mas tudo isso valeu a pena: “A melhor parte, sem dúvida, são os feedbacks que recebo deles. Muitas mensagens de pessoas dizendo que se inspiram no meu estilo de vida, que se motivam e muitas pessoas me contando que conseguiram emagrecer com as dicas que passo em minhas redes sociais, me sinto muito feliz com esse retorno”.
Família
Juntos há mais de dez anos, Graciele Lacerda e Zezé Di Camargo pretendem oficializar o casório, mas os planos tiveram que ser adiados por causa da pandemia do coronavírus. “O Zezé me presenteou com um anel de compromisso, mas não formalizamos um noivado. Já nos consideramos casados, mas oficializar a nossa união é um dos nossos planos futuros, sem data definida, pois temos muitos outros para concretizar antes”, explica.

Neste ano, Zezé fez uma homenagem à amada com uma tatuagem com o nome de Graciele, algo que a influencer não esperava. “Foi realmente uma grande surpresa! Levei um susto e fiquei muito emocionada. Ele sempre foi muito discreto em demonstração de carinho, então eu nunca esperava receber uma homenagem assim. Ele que nunca tinha feito tatuagem, fez para homenagear o pai e durante o retoque dessa tatuagem fez a com o meu nome, quando vi foi uma surpresa grande, chorei muito!”, conta.
Graciele Lacerda Divulgação/Ari Prensa
Zezé di Camargo e Graciele Lacerda Reprodução
Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda reprodução do instagram
Graciele Lacerda Divulgação
Graciele Lacerda Reprodução do Instagram
Graciele Lacerda Divulgação/Ari Prensa
Graciele Lacerda Divulgação/Ari Prensa
Graciele Lacerda Divulgação/Ari Prensa