Mais Lidas

'Eu achei que ia embora', diz Luciano Szafir sobre internação por covid-19

Ator contou que terá que fazer uma cirurgia para reconstrução do intestino

Luciano Szafir
Luciano Szafir -
Rio - Luciano Szafir, de 52 anos, deu uma entrevista ao "Fantástico" neste domingo e relatou sua luta contra a covid-19. O ator ficou 32 dias internado, foi intubado e passou por duas cirurgias. Ele também contou que ainda passará por mais algumas, para reconstruir o intestino. 
"Não dá para descrever. Não dá para descrever o quão próximo... Eu achei que eu ia embora. O intubar foi a pior coisa da minha vida. Lembro que falei: não sei se saio daqui", disse.
O problema no intestino surgiu como consequência do tratamento para embolia pulmonar. Os anticoagulantes causaram uma perfuração em uma alça intestinal que fez sangrar na cavidade abdominal. "É muito grave. Ele poderia ter feito uma sepse fulminante. Ele estava em uso de corticoide, que é uma medicação que reduz a inflamação e reduz a resposta imunológica da pessoa também. Ele teve que ser operado às pressas. Foi feita então uma remoção desse segmento do intestino que estava isquemiado, e ele teve que fazer então uma colostomia", disse o médico João Pantoja, do Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio. 
Após a primeira cirurgia, Luciano voltou a ter um sangramento na região e passou pelo segundo procedimento, menos invasivo, para evitar novos coágulos. Ele ainda terá que passar por outras cirurgias. "Tenho aí uma luta aí pela frente de alguns meses. Depois eu tenho que fazer muita cirurgia para reconstruir o intestino, mas tudo bem. É um dia de cada vez. Abro o olho hoje, e a primeira coisa que eu faço é agradecer à vida", garantiu o ator, que perdeu 15 quilos enquanto esteve internado. 
Covid-19
Luciano Szafir começou a ter sintomas da covid-19 no dia 15 de junho. Esta foi a data em que iniciou a vacinação para sua idade, mas como ele estava com sintomas foi aconselhado pelo médico a não tomar a vacina. 
"Ele falou: você está com sintomas? Vai fazer uma tomografia, porque se você tiver com a doença, com o vírus, isso vai vir muito forte em você", relembrou o ator, que até tentou se cuidar em casa, mas foi internado no dia 22 de junho com febre, falta de ar e acometimento de 25% do pulmão. 
Luciano desenvolveu uma embolia pulmonar, fez uso dos anticoagulantes e desenvolveu o problema intestinal. O ator foi intubado, operado e só voltou a respirar sozinho no dia 10 de julho. "A primeira vez que ele me viu, que ele abriu o olho e me viu, ele intubado ele queria se comunicar. Ficava pedindo para escrever, mexendo com a mão, mas não tinha condições, porque estava muito sedado, né? Aí ele conseguiu fazer para mim: ‘Eu amo você’, que ele sempre faz para mim toda vez que a gente se despede. Ele conseguiu fazer com a mão, sabe? Aí me deu um alívio muito grande, falei: gente, ele está vivo", relatou Luhanna Szafir, mulher dele.
"São duas lutas: contra vírus e contra a cabeça. O tempo todo eu pensava nos filhos, na minha mulher, na minha família, sabe?", disse Luciano, que é pai de Mikael e Davi, de 7 e 6 anos, fruto do casamento com Luhanna; e de Sasha, de 22, fruto do relacionamento com Xuxa.
Luciano Szafir reprodução instagram
Luciano Szafir Agnews
Luciano Szafir e Sasha Reprodução
Luciano Szafir e Sasha Reprodução
Luciano Szafir Reprodução
Sasha e o marido, o cantor gospel João Figueiredo, visitam Luciano Szafir no hospital Ag. News
Beth e Luciano Szafir Reprodução internet
Luciano Szafir e Xuxa Reprodução
Luciano Szafir Reprodução internet
Luciano Szafir dança com Sasha no casamento dela com João Figueiredo Reprodução Internet
Luciano Szafir e Sasha Meneghel dançam na festa de casamento da modelo AgNews e Reprodução/Instagram
Sasha e Luciano Szafir Reprodução da internet
Carla Daniel, Luciano Szafir e Luhanna Divulgação
luciano szafir reprodução
Luciano Szafir: presença certa Divulgação