Mais Lidas

Ex-BBB Thelminha estreia como autora ao lançar biografia: 'Me sinto mais realizada'

Em 'Querer, poder, vencer', a médica e apresentadora relembra sua trajetória até conquistar o título de campeã do 'BBB20'

Ex-BBB Thelma Assis comemora lançamento de autobiografia
Ex-BBB Thelma Assis comemora lançamento de autobiografia -
Rio - Um ano e meio após entrar para a história como a campeã do "Big Brother Brasil 20", Thelma Assis, ou Thelminha, celebra o lançamento de sua autobiografia. "Querer, poder, vencer" chegou às livrarias em novembro deste ano, com prefácios de Taís Araújo e Manoel Soares, e revela histórias pessoais da médica e apresentadora. No livro, a influenciadora de 37 anos fala sobre momentos importantes de sua trajetória como quando descobriu que era adotada e qual foi a sensação de vencer o reality show da TV Globo.
Em primeiro lugar, de onde surgiu o desejo de registrar a sua história em uma autobiografia? O que te motivou a se colocar nessa posição tão vulnerável?
Escrever um livro sempre foi um dos meus maiores sonhos. É como dizem: “Plante uma árvore, tenha um filho e escreva um livro”, e com certeza posso dizer que agora me sinto uma pessoa mais realizada, como se uma parte de mim, aliás, muitas, tivessem sido desnudadas por mim mesma. A minha maior motivação foram as meninas pretas, porque cresci sem me sentir representada, e sei como isso fragiliza a autoestima. Durante anos, nunca via ninguém que se parecesse comigo nos filmes, nos comerciais e nem nos desenhos. É muito importante que essas meninas que estão crescendo se sintam vistas, valorizadas e inseridas na sociedade.
Em algum momento você cogitou que outra pessoa escrevesse o livro?
Não. Esse livro é sobre minha história. Foi algo que tive que fazer por mim mesma. Embora eu tenha tido a colaboração da Bianca Caballera, que já tem experiência na área e me deu esse olhar de edição e organização, quem conta essa história sou eu, é minha alma. Como uma mulher preta, não poderia ser diferente, os obstáculos e preconceitos que eu passei, só eu saberia contar, porque foi na minha pele que eu os senti. É na minha pele que há ancestralidade de um povo guerreiro, talentoso, bonito. Eu quis mostrar isso para o mundo.
 
Você teve ajuda de amigos e familiares para escrever alguma parte da obra, como os trechos sobre sua infância, por exemplo?
Sou muito grudada com a minha mãe. Fazemos tudo juntas e ela foi a primeira pessoa a ler o livro. Lia os capítulos assim que ficavam prontos. E sempre esteve na discagem rápida do meu telefone quando eu esquecia algum detalhe.
Depois de finalizar sua autobiografia, você sentiu medo da repercussão de algum trecho específico?
Não. Tenho muito orgulho de quem eu sou. Mas é desafiador, em alguns momentos, lidar com o fato de que, como pessoa pública, suas falas têm uma potencialização enorme. Mas foco sempre nos quão longe pode ir minha voz, tocando pessoas, abrindo diálogo, promovendo reflexão social.
E já deu pra sentir a recepção do livro pelos fãs? Como tem sido?
Sim. Faz pouco tempo que lancei, mas a repercussão não podia estar melhor. Meus fãs pediram e cheguei a autografar mil cópias para eles. Tenho muito carinho por eles, porque foi por conta desse amor todo que sentem por mim que estou aqui agora. Que possamos inspirar uns aos outros.
Que outra face sua você quer mostrar em 'Querer, poder, vencer', além da Thelminha como médica, vencedora do 'BBB' e influenciadora?
A Thelma guerreira, sempre com muita gana e vontade de conquistar todos os seus sonhos. A Thelma que chora porque se sente frágil às vezes, mas que no dia seguinte está muito mais forte, pronta para lutar e com um plano novo para vencer. Porque todas essas sensações são parte da condição humana. Aceitar
isso é evoluir dia a dia.
E o que essa obra representa dentro da luta contra o racismo que ainda existe no Brasil?
Representa a luta de quem já venceu, de quem vence e de todos que ainda vão vencer. Porque vamos vencer. Não há lugar para o racismo. No livro falo sobre questões como injúria racial, preconceito, transição capilar, representatividade e muitos outros temas que envolvem a vida do preto no Brasil.
Além de revelar sua trajetória até o momento, sendo campeã de uma edição histórica do 'BBB', qual é a importância da biografia para você, pessoalmente?
É a realização de um sonho. Quando alguém escreve uma biografia, entende-se que essa pessoa tem algo para dizer, o que sempre colabora para os debates sociais. Estou muito feliz em poder usar minha voz para ajudar pessoas que talvez já tenham desistido dos seus sonhos, ou tenham muito medo de ser quem
são. Vamos nos encorajar!
*Estagiário sob supervisão de Tábata Uchoa.
Ex-BBB Thelma Assis comemora lançamento de autobiografia Divulgação/Iude Richele
Ex-BBB Thelma Assis comemora lançamento de autobiografia Divulgação/Thiago Bruno
Thelminha abre o jogo sobre luta contra o racismo em autobiografia Divulgação/Thiago Bruno
Ex-BBB Thelminha revela história pessoais em sua autobiografia Divulgação/Editora Planeta
Thelminha abre o jogo sobre luta contra o racismo em autobiografia Divulgação/Iude Richele

Comentários