Mais Lidas

Mumuzinho traz clima de 'resenha' em novo DVD: 'Alegria, astral e romantismo'

Cantor emocionou o público com regravações de sucessos e canções inéditas no sétimo álbum de sua carreira

O registro ao vivo também conta com a parceria do cantor com o astro do forró Zé Vaqueiro
O registro ao vivo também conta com a parceria do cantor com o astro do forró Zé Vaqueiro -
Rio - Mumuzinho está de volta com muito samba e pagode para alegrar o churrasco do fim de semana. No último dia 27, o cantor iniciou os lançamentos de seu sétimo álbum, o DVD 'Resenha do Mumu', que traz participações especiais de Dilsinho, Ferrugem, Molejo e até Luísa Sonza. Com o novo projeto, o pagodeiro resgata o clima de uma reunião entre amigos ao longo das faixas que misturam regravações de sucessos e canções inéditas.
O que o DVD ‘Resenha do Mumu’ representa em sua carreira?
Eu acho que, nesse trabalho, eu consegui mostrar aquele Mumuzinho lá de 2012, quando gravei um DVD com músicas que viraram sucesso no Brasil Inteiro. Eu tive essa mesma sensação de 2012, de quando eu gravei um disco ao vivo. Eu posso dizer que eu sou um cantor do ‘ao vivo’, eu gosto dessa coisa do ‘se vira nos trinta’. Minha escola foi vendo o Molejo e outros grandes grupos cantando. Esse DVD me remete a toda a essa história que eu construí de lá até hoje, posso dizer que fiz com muito carinho. É um projeto que tem alegria, astral, romantismo, é uma resenha que tem tudo isso.
Qual foi a inspiração para o nome e lançamento do ‘Resenha do Mumu’?
A palavra 'resenha' é uma gíria e universal, a gente acaba usando: ‘vamos fazer uma resenha’, ‘você tá cheio de resenha, hein’, tem vários significados. Já o DVD vem de um projeto que eu faço no Rio de Janeiro, que também se chama ‘Resenha do Mumu’. Começou com 20 pessoas e foi subindo até chegar à última edição com 7 mil pessoas. A gente entendeu que a galera queria consumir esse produto. Então, colocamos o nome do DVD de ‘Resenha do Mumu’ e criamos um formato para as pessoas curtirem em casa, em sua playlist, em sua plataforma digital preferida.
Além das participações especiais como Luísa Sonza, Dilsinho e Zé Vaqueiro, qual é a novidade do ‘Resenha do Mumu’?
É um trabalho que, com certeza, depois de uma pandemia, a galera se identifica e joga toda a sua energia desse tempo perdido, desse tempo que a gente viveu enclausurado, preso por causa das normas de segurança e saúde. A galera volta no tempo, à época que estava curtindo um bom samba, que saía para encontrar os amigos, fazer aquela coisa de família, de reencontro. O melhor da resenha é o astral. O repertório, você vai em qualquer lugar e encontra um tão bom quanto o meu, mas o ‘Resenha do Mumu’ tem uma energia muito f*da, muito gostosa.
E como foi a experiência de receber artistas de outros gêneros nos duetos de samba e pagode?
Foi maravilhoso! A gente tá vivendo um momento bacana na música com os ‘feats.’, as parcerias. Eu sou um cara que gosta de música, independente de ser pagode, funk, pop. Eu vou de Stevie Wonder a Louis Armstrong, de Dona Ivone Lara a Alcione, Michael Jackson, Natiruts… Eu gosto de música.
Como você escolheu as participações especiais desse DVD?
Eu queria juntar os artistas com quem eu nunca tinha gravado até o momento, e poder fazer uma mistura dos sons. Tanto que eu chamei o Zé Vaqueiro, que tem um som bem diferente e original, e ele aceitou na mesma hora. E eu pensei: ‘Se tem o Zé Vaqueiro, vamos chamar mais gente’. Cada participação fez toda a diferença no DVD.
Qual é a importância dessa mistura para música brasileira e para o seu projeto?
A mistura é a cereja do bolo, como eu vi no ‘Esquenta’, onde a Regina Casé misturava todos os gêneros e todas as classes. Ela foi a pessoa que mais me cativou em relação a isso.
Quem mais você queria que estivesse no DVD mas não foi possível?
Preta Gil. Eu mudei a data da gravação e ela não pôde participar, então foi uma pessoa que eu senti falta nesse projeto.
Como você escolheu o repertório do DVD?
O repertório é uma releitura do pagode dos anos 90, dos grandes sucessos que a gente foi embalado, com Exaltasamba, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, entre outros. A escolha das músicas foi feita junto com meus produtores, escutamos mais de 500 músicas para ver quais gravar, então a gente ouviu de tudo. Eles iam lá pra casa e a gente ficava só na resenha, bem à vontade, enquanto as músicas iam tocando.
Qual é a principal mensagem que a ‘Resenha do Mumu’ quer transmitir?
Alegria, ‘eu mereço ser feliz’. Depois de dois anos de pandemia, o povo está com saudade e sede de ouvir música. E também sede de sair dessa fase com muitas perdas, muitas tristezas. Acho que o povo brasileiro precisava sorrir um pouco depois de tantas fatalidades.
Esse é o seu sétimo álbum de uma longa carreira que já virou referência no samba, como você avalia toda a sua trajetória até o lançamento do 'Resenha do Mumu'?
Eu olho pra trás e eu tenho a sensação de que tudo que eu gravei foi com muito amor, muita dedicação. Sou grato aos meus produtores, que me levaram para o estúdio. Tenho a sensação de trabalho bem feito, fico orgulhoso.
O registro ao vivo também conta com a parceria do cantor com o astro do forró Zé Vaqueiro Agnews
Mumuzinho lança novo DVD com clima de 'resenha' entre amigos Divulgação
Mumuzinho Divulgação
Mumuzinho Arthur Rodrigues/ Divulgação
Mumuzinho inaugura bar na Zona Sul do Rio Webert Belicio / Ag. News
Com a gata Luísa Sonza Divulgação
Mumuzinho e Ferrugem na gravação do DVD 'Resenha do Mumu' Divulgação
Dueto com Zé Vaqueiro Divulgação
Mumuzinho e Dilsinho também dividem faixas no DVD Divulgação
Mumuzinho fotos Divulgação

Comentários