Rio - A família de Arlindo Cruz divulgou uma carta aberta, nesta terça-feira, em defesa do sambista de 64 anos, após a mulher do cantor, Babi Cruz, de 61, assumir um novo namoro. O documento foi publicado pelo compositor Acyr Marques, irmão do artista, no Facebook, e pede mais respeito ao veterano, que foi homenageado no Carnaval deste ano com o enredo do Império Serrano, escola rebaixada para a Série Ouro.
"O tempo passa para todos nós, e de um artista, com o passar do tempo, só sobram duas coisas: sua obra e sua memória. Sobre a obra de Arlindo Cruz, não há o que falar. O poeta popular, Arlindo Domingos da Cruz Filho, fez de si o eu-lírico da história do povo", inicia o texto.
Em seguida, a postagem destacou a trajetória do cantor, que dedicou inúmeras canções à sua vivência como um homem preto criado no subúrbio carioca. "Arlindo Cruz, o poeta, foi aquele que decidiu seguir na carreira e dedicar sua mente e criatividade pra falar da maior coisa que ele conhecia na vida: o povo. Contar essas histórias não é só pegar um banjo e cantar. É elevar o povo ao seu mais alto nível", afirma a carta.
"Mas, Arlindo é, e sempre foi só um homem. Um homem cheio de defeitos e erros na história, como muitos de nós. Aqueles que apontam seus erros não tiveram a oportunidade de olhar para os seus também? Será que não é justo que, aqueles que apontam o álcool, a boemia e as drogas como o problema, não possam falar dos seus próprios problemas também?", questiona a nota assinada pela família do artista.
"Tudo o que pedimos é respeito. Tanto dos fãs quanto das pessoas mais próximas. Não é justo que a grandeza de um artista seja resumida à versão de uma história nos tablóides de jornal. Desse grande poeta, lutamos pra preservar a vida, a obra e a memória. E assim, ele sempre vai viver seu grande amor pelo povo: nos braços da batucada", finaliza.
Recentemente, Babi Cruz revelou que está namorando André Caetano, que conheceu durante as eleições de 2022, quando concorreu a uma vaga como deputada federal no Rio. Nesta terça-feira, a mãe de Arlindinho e Flora explicou que decidiu se entregar ao amor novamente após saber que o quadro do marido, que sofreu um AVC, em 2017, era irreversível, citou as críticas que tem recebido e deixou claro que continuará cuidando do sambista com todo amor e carinho.
"Não desejo ao meu pior inimigo, se é que os tenho, tudo o que passei nesses últimos anos, fui ao fundo do poço e lá me revitalizei para seguir adiante. Diante disso, não posso admitir ser tratada como vilã, pois em nenhum momento, desrespeitei, denegri, maculei, constrangi a imagem do Arlindo, dos meus filhos, netos, amigos e fãs. Nada do que aconteceu ou acontecerá na minha vida, me impedirá de cuidar com todo amor e carinho da saúde do Arlindo, assim como sempre fiz. Todos os que convivem comigo têm a total ciência que a prioridade da minha vida é a saúde dele e sempre será", declarou.
Babi e Arlindo são casados há 10 anos, mas já estão juntos há 37. Em maio do ano passado, o casal renovou os votos de casamento com a benção de um padre, um pastor evangélico, um dirigente do budismo, um babalorixá e uma ministra da igreja messiânica.
O sambista Arlindo Cruz sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2017. Desde então, o artista já passou por 17 cirurgias, cinco delas na cabeça, e ficou com algumas sequelas. Apesar de não falar e não andar, ele reage quando exposto a suas músicas e filmes favoritos.
Neste Carnaval, o cantor e compositor desfilou pelo Império Serrano, escola que o homenageou, na Marquês de Sapucaí. Ele teve o acompanhamento de uma equipe médica durante o desfile.


