'Tenho certeza que eu calei a boca de muita gente', afirma Suel

Com 20 anos de carreira, cantor celebra o lançamento de seu novo DVD, intitulado 'Fases', fala sobre a vida privada e revela os maiores sonhos; confira

Suel celebra 20 anos de carreira com o DVD 'Fases'
Suel celebra 20 anos de carreira com o DVD 'Fases' -
Suel comemora os 20 anos de carreira em grande estilo. O cantor lançou a primeira parte do DVD "Fases", na última quinta-feira, com um repertório cheio de hits antigos e novos. O artista garante que esse trabalho, gravado no Rio de Janeiro e que conta com as participações de Ferrugem, Tierry e Swing & Simpatia, é o maior de sua trajetória profissional. Em entrevista ao Meia Hora, o pagodeiro celebra o novo projeto, fala sobre a mulher, Ava, e o filho, Jordan, de três anos, e revela seus maiores sonhos. Confira! 
- O DVD "Fases" foi lançado na última quinta-feira. Me conta um pouco sobre esse trabalho?
Até o momento, é a maior produção da minha carreira. É um DVD que comemoro 20 anos de carreira, desde quando comecei no Imaginasamba até hoje, solo. Peguei algumas músicas de autoria minha, que foram gravadas por Sorriso Maroto, Mumuzinho, e regravei para contar minha história como compositor. Também tem grandes clássicos como 'Duvido', 'Para de Pirraça', 'Pretexto', 'Me Assume ou Me Esquece', e os sucessos da minha fase solo, como 'Amor de Amante', 'Três Palavras'. A gente fez esse apanhado geral e incluímos mais seis músicas inéditas.

- Esse trabalho tem as participações de Ferrugem, Tierry, Swing & Simpatia - nessa primeira parte do DVD e de Dilsinho e Matheusinho - na segunda. Como chegou nesses nomes?
O Ferrugem é um cara que conheço há muitos anos, desde 2014. Quando eu o convidei pro DVD ele ficou muito feliz. Ele já me chamou para participar de projetos dele como 'Prazer, eu Sou Ferrugem'. Essa troca é muito legal, a gente sempre pode contar um com o outro. O Dilsinho já era meu amigo de antes do sucesso dele. O Matheusinho é um cantor que estou empresariando. Convidei ele, não por ser meu artista, mas porque ele é um dos grandes cantores que já conheci. O Swing & Simpatia conheço desde criança, nós éramos vizinhos em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense). Foi o primeiro grupo que me deu oportunidade de gravar músicas de minha autoria e me presenteou em várias oportunidades. O Tierry é um amigo e um cara que sou fã musicalmente. Ele é um gênio compondo, cantando.
- Como você define sua nova fase?
Superação e vitória. Porque todo mundo deve ter passado por dificuldades nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia. Foi o momento que meu filho estava nascendo e eu estava iniciando minha carreira solo. Tinha muito trabalho pra fazer e tive que parar. Esse período atrapalhou demais, porque eu precisava estar na ativa. Foi quando decidi zerar tudo e recomeçar. Reincidi com meu antigo empresário, gravadora, montei uma pequena produtora com meu sócio Allan Lima, que era músico da minha banda e compositor. Muita gente duvidou que minha carreira solo poderia dar certo após minha saída do Imaginasamba. No momento que resolvi tomar as rédeas da minha carreira, as coisas começaram a acontecer em uma velocidade incrível. Retomei minha agenda de shows, gravei meu primeiro audiovisual com oito músicas. E esse DVD "Fases" foi o grande troféu até aqui. A gente conseguiu colocar oito mil pessoas no Espaço Hall (na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio), com convidados de peso. Tenho certeza que eu calei a boca de muita gente nessa conquista, que não foi fácil.
- No repertório tem muito pagode que machuca o coração, e vários deles são suas composições. Você já sofreu muito por amor?
Não sofri muito por amor. Sempre me inspirei na história dos outros e também pensava no cotidiano das pessoas. Tem gente que precisa sofrer pra compor, eu não. Se eu tiver mal, não consigo trabalhar. A mente tem que estar zen, que aí eu posso falar de amor, solidão, de alegria, tristeza...
- Além do "Fases", você está com o projeto Pôr do Suel, que reúne sucessos dos anos 90. Vai manter os shows desse projeto? 
Esse projeto já vai completar um ano. A gente faz esporadicamente aqui no Rio de Janeiro e estamos estudando as possibilidades de fazer em outros estados, porque as pessoas cobram muito. A minha intenção realmente é levar esse projeto em paralelo, junto com a minha carreira, até chegar o dia de eu gravar o DVD do Pôr do Suel - tenho vontade de fazer isso. Sei que está fazendo muito sucesso, mas ele está só no início. Acho que o Pôr do Suel vai explodir mesmo pro Brasil nesse ano de 2023, no segundo semestre. Sou apaixonado por esse projeto, faço cinco horas de show e parece que foram 50 minutos.
- Você é casado há quatro anos com Ava é papai do Jordan. Como é sua vida em família?
Minha vida em família é muito tranquila, tenho muita sintonia com minha mulher. Ela entende a correria do meu trabalho, não me cobra, entende minhas ausências. Quando não estou viajando estou aqui (em casa) gravando, compondo, fazendo reunião, fazendo aula com fono... Isso me ajuda muito.
- Seu filho, Jordan, de 3 anos, já demonstra que vai seguir seus passos na música. Ele já apareceu em vídeos cantando... Você que incentivou?
Ele adora cantar e nunca incentivei. Agora que ele já gosta, e vi que ele tem aptidão, tem dom, estou tentando ensinar algumas coisas devagarzinho pra ele. Porque eu já vi que ele vai seguir os meus passos. Ele veio descobrir que canto e que tenho músicas há um ano. Agora, ele canta minhas músicas, me imita. Antes, bebê ainda, quando passava comercial tocando música, ele olhava pra televisão e prestava atenção. Depois, começou a ter preferências por desenhos que tinham música, como Galinha Pintadinha, Mundo Bita. Até o dia que ele começou a cantar junto com os desenhos. Aí vi que não tinha jeito, é o novo cantor da casa (risos). 
- Você completou 20 anos de carreira, já teve muitas realizações profissionais. Ainda tem algo que você deseja artisticamente? 
Tem algumas. Uma delas é cantar com o Roberto Carlos. Também tenho vontade de fazer shows no exterior  e desejo que minha carreira ganhe cada vez mais projeção, que eu seja considerado um dos maiores artistas do nosso segmento e de outros. 
Cantor Suel celebra 20 anos de carreira com seu novo DVD, 'Fases'
Cantor Suel celebra 20 anos de carreira com seu novo DVD, 'Fases' Fotos: Divulgação
Suel celebra 20 anos de carreira com o DVD 'Fases'
Suel celebra 20 anos de carreira com o DVD 'Fases' Divulgação