'A alma de artista é tinhosa, não nos deixa em paz', comenta Pedro Passari, o Silvio Ple

Após largar a carreira coorporativa, ator tem feito sucesso como o segurança francês, assistente de Ivete Sangalo no 'The Masked Singer Brasil'

Pedro Passari interpreta Silvio Ple no 'The Masked Brasil'
Pedro Passari interpreta Silvio Ple no 'The Masked Brasil' -
Ele é ator, locutor, apresentador e criador de conteúdo. Abandonou vestibular de Medicina e carreira corporativa para viver da Arte. Atualmente, tem arrancado boas gargalhadas do público nas tardes de domingo. Já sabe quem é? Sim, Pedro Passari, o intérprete de Silvio Ple no "The Masked Singer Brasil", da TV Globo. O personagem, que nasceu após uma brincadeira de Ivete Sangalo e uma pequena confusão feita por Eduardo Sterblitch, tem ganhado cada vez mais destaque no reality musical. Ao Meia Hora, o ator celebra o sucesso do segurança francês, que é assistente de palco da apresentadora e ajuda a dar dicas sobre as personalidades por trás da fantasia, fala sobre a relação com os colegas de trabalho, se diverte ao recordar um trabalho freelancer como tradutor de títulos de filmes adultos e diz estar solteiro. Confira!  
- Você tem arrancado boas risadas do público como o Silvio Ple. Me conta a história por trás desse personagem?
O Silvio nasceu de uma brincadeira no último episódio da segunda temporada do 'The Masked'. Eu já havia entrado no palco algumas vezes pra levar as dicas dos personagens e buscava sempre brincar com o objeto que estava levando. Em uma das vezes entrei vestindo uma canga por cima do figurino. Isso fez com que a Ivete também se sentisse à vontade pra brincar comigo. Em uma das entradas do último episódio ela falou 'Segurança, s’il vous plaît', que significa 'por favor' em francês. Nisso o Edu (Eduardo Sterblitch) entendeu que era meu nome e numa brincadeira eles adaptaram pra Silvio Ple. Assim nasceu o personagem, um segurança 'francês' que é o assistente de palco oficial da Ivete.

- O Silvio e o Pedro tem muita coisa em comum?
Com certeza. Antes do Silvio chegar veio o Pedro, interpretando um segurança que leva dicas dos personagens pro palco. Como o tamanho do personagem, ainda sem nome, era muito pequeno, não recebi nenhuma orientação complexa quanto a sua criação. Com isso fui levando traços meus, como o bom humor, a curiosidade e a espontaneidade. E como eu gosto de aprender línguas – falo três além do português – eu já estudava francês por conta própria. Com isso pude entrar em uma brincadeira que a Ivete fez falando em francês comigo no palco e então veio a ideia do segurança ser 'francês'. No fim das contas, ali no palco, Silvio e Pedro são daqueles amigos que são parecidos em muitas coisas.

- E como está sendo a experiência como assistente de palco da Ivete no 'The Masked Singer'?
É um deleite poder trabalhar com a Ivete. Ela é daquelas pessoas que entram no jogo. Sempre generosa, ela dá espaço pra todo mundo, elogia, brinca, coloca em evidência. Foram tantas as vezes que ela pediu palmas para os seguranças, que inventou uma brincadeira comigo que não estava no roteiro, que entrou na minha proposta, que promoveu o personagem que eu só consigo dizer que é um dos maiores prazeres da minha carreira estar no palco com ela.

- Você já comentou que a Ivete sugeriu um quadro para o Silvio Ple, para as redes sociais, ensinando termos em francês. Vocês trocam muito fora do palco? Existe uma relação de amizade? Se sim, como é ser amigo da Ivete? 
Olha, ainda não somos amigos. Ainda. Mas Ivete sempre que me via nos bastidores antes do início do programa fazia questão de vir até mim, me cumprimentar, ou então mandava um beijo no meio do ensaio de coreografia dela. Foi em um desses dias que ela comentou sobre a ideia do quadro, por exemplo. E Ivete segue interagindo comigo nas redes sociais com os posts de Silvio Ple. Ela é querida demais da conta, gente!

- Além da Ivete, você contracena com profissionais incríveis como Sabrina, Mateus Solano, Taís Araújo, o Eduardo Sterblitch... Eles te dão muito retorno sobre seu trabalho?
Eles também são extremamente generosos em cena e também entram na brincadeira. Ivete sugere uma música com meu nome e eles logo já seguem. E inventam novas músicas. Se no roteiro tem alguma brincadeira com o Silvio, como quando eu 'caí' dentro do poço, eles entram no jogo até o final do episódio. Fora das câmeras também sou recebido por eles com muito carinho. Gritam 'Silviooo' de longe se me vêem nos corredores. Agradeci pessoalmente cada um pela generosidade e o retorno sempre foi 'você é incrível, mérito seu'. Edu inclusive sugeriu em um vídeo no canal do YouTube do 'Masked' em que Silvio Ple pode até virar personagem fantasiado na quinta temporada. Quem sabe?

- O Silvio já foi apontado como o crush de muita gente. Você está aproveitando esse sucesso para se dar bem amorosamente ou seu coração já está preenchido?
O coração está preenchido com muito amor de muitos amigos e familiares, mas sigo solteiro. Currículos na minha mesa, por gentileza (risos). 

- Por que deixou o mundo corporativo para se dedicar a arte? Não teve medo de embarcar nesse novo desafio?
Muito medo. Não tem como não ter medo quando você tem uma carreira estável, em ascensão, com um futuro promissor, principalmente financeiro. Mas a alma de artista é tinhosa, não nos deixa em paz. Desde muito pequeno sou ligado às artes. Com 7 anos fazia caixas de cenário para fantoches e colocava a família pra assistir ao meu show. Aos 15 anos fiz meu primeiro espetáculo profissional. Ao tomar essa decisão, e sempre que sinto um desânimo com a carreira (não tem quem não sinta em algum momento), eu me lembro da sensação de estar em um palco e isso me dá coragem pra seguir. Mesmo com medo!

- Entre os perrengues que você considera já ter enfrentado, um me chamou a atenção. Como funcionava essa questão de traduzir títulos de filmes adultos? Demandava muita criatividade? Estabilidade emocional?
Gente, às vezes eu mesmo me surpreendo com as coisas que me proponho a fazer. Vou contar a história direito. Existem sites de trabalho freelancer remoto e em 2012 eles ainda não eram tão conhecidos. Eu tinha acabado de sair do escritório e precisava de algo que me desse algum dinheiro enquanto estudava teatro e fui testando diversos freelas. Numa dessas apareceu esse trabalho de um gringo que era pra traduzir os títulos dos filmes. Até aí nada surpreendente. Recebi uma lista com links de filmes adultos que eu precisaria não só criar um título em português, ao invés de traduzir, mas também fazer a descrição do vídeo. Pra isso eu teria que assistir a pedaços dos vídeos. Depois do décimo vídeo eu não dei conta e desisti do trabalho (risos). 

- Você já mostrou que é um grande ator. Tem planos de fazer novela, filmes, séries? Já tem algum projeto neste sentido para este ano?
Durante muitos anos dediquei minha carreira ao teatro musical. Há algum tempo me encantei com o audiovisual e resolvi andar por essas bandas. Ano passado gravei uma participação em uma série pro Star+ que estreia esse ano. Tenho me dedicado bastante pra que meu trabalho frutifique. Tenho certeza que muita água ainda vai rolar esse ano nesse sentido e quem sabe não volto aqui pra contar pra vocês de alguma série, filme ou novela que vou gravar? (risos). 

- O quadro 'Meu Terapeuta Tá de Férias' é outro sucesso seu. Como essas perguntas pro quadro são selecionadas? Você é adepto a terapia?
O quadro nasceu exatamente de um dia que soltei a frase 'meu terapeuta tá de férias...', então sim, faço terapia há muitos anos e acredito que desenvolver nosso emocional, nos conhecermos mais a fundo, é essencial pra nossa vida, assim como se exercitar ou escovar os dentes. Mas falando do quadro, que não é uma terapia de verdade, mas um espaço pro humor em cima de questionamentos aleatórios humanos, as perguntas surgem a todo momento. De vez em quando abro uma caixa de perguntas nas minhas redes, mas também crio perguntas em conversas com amigos, em questionamentos pessoais e até ouvindo alguém reclamar de algo na rua. Se tiver alguma pergunta me manda que te respondo. 
Pedro é ator e apresentador
Pedro é ator e apresentador Divulgação
Passari largou a Medicina e a carreira corporativa para viver da arte
Passari largou a Medicina e a carreira corporativa para viver da arte Reprodução do Instagram
Pedro Passari interpreta Silvio Ple no 'The Masked Brasil'
Pedro Passari interpreta Silvio Ple no 'The Masked Brasil' Adriano Dória / Divulgação
Pedro Passari interpreta Silvio Ple no 'The Masked Brasil'
Pedro Passari interpreta Silvio Ple no 'The Masked Brasil' Adriano Dória / Divulgação
Pedro Passari interpreta Silvio Ple no 'The Masked Brasil'
Pedro Passari interpreta Silvio Ple no 'The Masked Brasil' Adriano Dória / Divulgação
Pedro Passari interpreta Silvio Ple no 'The Masked Brasil'
Pedro Passari interpreta Silvio Ple no 'The Masked Brasil' Adriano Dória / Divulgação
Pedro Passari interpreta Silvio Ple no 'The Masked Brasil'
Pedro Passari interpreta Silvio Ple no 'The Masked Brasil' Adriano Dória / Divulgação
A parceria com Ivete Sangalo no reality é motivo de alegria para Pedro
A parceria com Ivete Sangalo no reality é motivo de alegria para Pedro Reprodução / TV Globo
Pedro Passari interpreta Silvio Ple, assistente de Ivete Sangalo, no 'The Masked Brasil'
Pedro Passari interpreta Silvio Ple, assistente de Ivete Sangalo, no 'The Masked Brasil' Reprodução de vídeo / TV Globo
Pedro Passari interpreta Silvio Ple, assistente de Ivete Sangalo, no 'The Masked Brasil'
Pedro Passari interpreta Silvio Ple, assistente de Ivete Sangalo, no 'The Masked Brasil' Reprodução de vídeo / TV Globo