Rio - Após ser demitida da TV Globo, Monica Sanches, de 57 anos, usou seu perfil do Instagram, nesta quinta-feira (5), para se despedir da emissora que trabalhou durante 32 anos. Na publicação, a jornalista escreveu um longo texto descrevendo a profissão. Sanches é mais uma entre os diversos profissionais que foram demitidos em uma recente onda de demissões da TV Globo.
"'Repórter bom tem que ter as três letras P!'. A frase me chegou num momento de susto, há vários anos, logo após saber que eu tinha sido processada por causa de uma matéria no Jornal Nacional. Ganhamos o processo e a frase nunca mais saiu da minha cabeça", iniciou.
E relembrou os prêmios que recebeu durante a carreira: "O que é um repórter que nunca ganhou um prêmio, nunca recebeu uma promoção ou nunca tomou um processo porque incomodou poderosos? Eu tive tudo isto e muito mais. Prêmios foram quase todos os principais - um Emmy de jornalismo, outra indicação ao Emmy com a novela Nos Tempos do Imperador, um prêmio Imprensa Embratel de Jornalismo Cultural, um prêmio Ayrton Senna, prêmio de transportes, de direitos humanos e muitos prêmios internos da TV Globo".
Monica aproveitou para relembrar, também, sua trajetória na TV Globo: "A repórter mais antiga e a mais premiada da Editoria Rio está indo embora com lindas memórias de dias de luta e de glória. Passei por todas as redações. Fui emprestada para o esporte por seis meses, apresentei o programa Almanaque por quinze anos na Globonews, fiz vários programas no Globo Repórter e incontáveis matérias para o Fantástico, além da série 1822, uma Conquista dos Brasileiros. Fiz reportagens em todas as regiões do Brasil e em sete países. Quando completei a cartela do bingo do jornalismo, pedi para ser estagiária na pesquisa para uma novela. E assim levamos a pesquisa junto com a reportagem, em plena pandemia! Uma trajetória única, mesmo".
"Se tive uma experiência tão rica nestes últimos 32 anos foi porque sempre me deram liberdade, oportunidades e muito apoio. E esta é a hora de agradecer todas as pessoas que embarcaram comigo nas minhas aventuras, especialmente os repórteres cinematográficos."
"Sou paulistana e sempre tive o tal olhar estrangeiro tão importante na reportagem. Eu fui e sempre serei correspondente no Rio Antigo. É o lugar pra onde fujo sem perceber e me perco sem pressa".
Para finalizar, Monica deu um conselho aos jornalistas mais novos: "Recomendo demais ao jovens repórteres que descubram logo um interesse em particular e se dediquem a ele com disciplina e paixão. E mais um conselho: guardem dinheiro!".
Nos comentários da publicação, colegas de trabalho deixaram mensagens para a jornalista: "Nossa referência! Que sorte a minha ter tido você como colega! Aliás, sorte dupla porque, para minha imensa alegria, nos tornamos amigas! Louca para saber qual o próximo projeto! Não tenho dúvida de que vem coisa boa por aí", comentou Mariana Gross. "Queria dizer o quanto sou grato pelo aprendizado e o quanto me inspiro no seu trabalho", escreveu Pedro Figueiredo. "Tenho um orgulho enorme de poder dizer que trabalhei e aprendi com você", disse Erick Rianelli.
Além de Monica, Flávia Jannuzzi, Eduardo Tchao, Thaís Itaqui e Márcia Corrêa estão entre os vários nomes dos jornalistas demitidos da TV Globo.

