'Nenhuma mulher faz aborto sorrindo', disse Rita Lee ao expor gravidez interrompida

Cantora revelou ter abortado em autobiografia: 'Até hoje me chicoteio pensando que talvez aquele baby poderia ter vingado'

A cantora Rita Lee
A cantora Rita Lee -
Rio - Rita Lee foi porta-voz de inúmeras causas progressistas a partir das próprias experiências que teve em seus 75 anos de vida. A cantora, que morreu nesta segunda-feira, vítima de câncer, revelou ter feito um aborto na autobiografia que lançou em 2016. Na obra, a rainha do rock brasileiro falou sobre a gravidez que teve, logo após o nascimento de seu primogênito, Beto Lee, fruto do casamento com Roberto de Carvalho.
"Já em casa, continuamos 'fazendo amor no-chão-no-mar-na-lua-na-melodia-por-telepatia' várias vezes ao dia e, claro, em pouquíssimo tempo embarriguei novamente. Gravidez extrauterina, disse o médico, a se pensar numa curetagem levando em conta a recente cesariana complicada ainda em fase de cicatrização", escreveu a artista em "Rita Lee: Uma Autobiografia".
Na sequência, a cantora foi sincera ao expor que decidiu interromper a gestação por medo depois de sofrer uma hemorragia, o que a levou a sofrer pela culpa "catolicista", mesmo depois de ter abandonado a religião. "Até hoje me chicoteio pensando que talvez aquele baby poderia ter vingado, que foi um ato precipitado, que daquele momento em diante eu estaria condenada a lamentar a decisão para o resto da vida", confessou. Depois do caso, Rita e Roberto tiveram mais dois filhos, João e Antônio.
Ainda assim, Rita acrescentou um "adendo" em que defende a legalização do aborto e o direito das mulheres sobre seus próprios corpos. "Nenhuma mulher faz aborto sorrindo. Cabe a elas, e somente a elas, a decisão de interromper uma gravidez, assim como de segurar sozinhas as consequências moral, espiritual e oskimbau. Me refiro ao 'sagrado feminino', de nós meninas que temos um buraco a mais no corpo para administrar, do nosso universo complexo demais para machos, religiosos e políticos meterem o bico, esses para os quais prevalecem mais o direito do feto que ainda nem nasceu ao da mãe que não deseja pari-lo por motivos que não nos cabe julgar, psicológicos, econômicos, neurológicos, até mesmo espirituais."
"Aborto não é uma mutilação no corpo da mulher. Há em suas entranhas um ser indesejado advindo de estupro, acefalia e de tantas deformações irreversíveis já detectadas nas primeiras semanas de gestação. Parir e abandonar o bebezinho numa lata de lixo é criminoso. Parir e pôr para adoção é irresponsavelmente confortável. Parir e criar em condições sub-humanas é indigno. Parir para ganhar bolsa família é humilhante", completou ela.
Eterna Rainha do Rock
A morte de Rita Lee foi anunciada na manhã desta terça-feira, em postagem feita pelos familiares da cantora nas redes sociais. A cantora enfrentava um câncer no pulmão diagnosticado em 2021. O velório da artista será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h. Em seguida, corpo será cremado em uma cerimônia restrita.
Após ser diagnosticada com câncer de pulmão, Rita chegou a fazer tratamentos contra a doença, como imuno e radioterapia, e, no ano passado, Beto Lee, filho da artista, havia celebrado sua recuperação. Ela deixa o marido, o compositor e músico Roberto de Carvalho, e três filhos: Roberto, João e Antônio.
Rita Lee
Rita Lee Reprodução do Instagram
Rita Lee morreu, na última segunda-feira, aos 75 anos
Rita Lee morreu, na última segunda-feira, aos 75 anos Reprodução/Internet
SP - COMEMORAÇÕES/SP/FESTA/ONTEM - VARIEDADES - A cantora e compositora Rita Lee se apresenta durante o show "4 Gerações Cantam São   Paulo", em comemoração ao aniversário de 459 anos da cidade, no Vale do Anhangabaú, no   centro de São Paulo, na noite de ontem (25).   25/01/2013 - Foto: EPITÁCIO PESSOA/ESTADÃO CONTEÚDO
SP - COMEMORAÇÕES/SP/FESTA/ONTEM - VARIEDADES - A cantora e compositora Rita Lee se apresenta durante o show "4 Gerações Cantam São Paulo", em comemoração ao aniversário de 459 anos da cidade, no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, na noite de ontem (25). 25/01/2013 - Foto: EPITÁCIO PESSOA/ESTADÃO CONTEÚDO EPITÁCIO PESSOA/ESTADÃO CONTEÚDO
Rita Lee, Roberto de Carvalho, e os filhos, João, Antonio e Beto Lee
Rita Lee, Roberto de Carvalho, e os filhos, João, Antonio e Beto Lee Reprodução do Instagram
Morre Rita Lee aos 75 anos
Morre Rita Lee aos 75 anos Foto reprodução Internet
Acompanhada do marido, Rita Lee assiste ao 'Altas Horas' em sua homenagem
Acompanhada do marido, Rita Lee assiste ao 'Altas Horas' em sua homenagem Reprodução de vídeo
Morre Rita Lee aos 75 anos
Morre Rita Lee aos 75 anos Reprodução / Internet