Rio - Ana Hikari utilizou as redes sociais para criticar comentários feitos por Erick Jacquin no "MasterChef Brasil", da Band. A atriz acusou o jurado de racismo contra pessoas asiáticas, após uma conversa entre o chef francês e Gloria, participante chinesa do reality culinário.
Quando Gloria explicou quais pratos ela e seu grupo apresentariam na competição, Jacquin disparou: "Parece que não é você que fez o cardápio, porque não tem nada de chinês". Ela, que era a líder do time amarelo, rebateu: "Não é porque sou chinesa que não conheço outros pratos... Já fui para Paris... vi Monalisa de perto". A cena repercutiu e um dos comentários foi feito pela atriz, que ao compartilhar o trecho, nesta quarta-feira (20), escreveu:
"Ai, Jacquin, sinceramente, que comentário racista 'UÓÓÓ'… vai comer carambola e tomar banho em seguida, vai", escreveu a atriz. Ela, ainda, repostou o seguinte tweet: "O Jacquin AMA fazer comentários racistas/xenofóbicos com pessoas asiáticas, né? Principalmente chinesas. Ele VIVE de fazer comida francesa, o lema dele é esse praticamente. Mas sempre implica ou alfineta participantes chineses que priorizam a culinária deles". Ao republicar, ela concordou com o que foi dito e complementou: "Sim. Não é de hoje. Se vocês não perceberam em outras edições, um abraço".
'Pé de Chinesa'
Não foi a primeira vez que a atriz se manifestou contra comentários envolvendo pessoas asiáticas, também chamadas de amarelas. Em setembro do ano passado, Ana detonou a novela falsa, "Pé de Chinesa", que viralizou nas redes sociais. Na carta, assinada coletivamente por ela e mais artistas, eles afirmam que a "brincadeira" reforçava "estereótipos" e "racismo recreativo".

