Mais Lidas

Rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti, Lívia Andrade relata diferenças entre o Carnaval do Rio e de SP

A apresentadora também adiantou detalhes da sua fantasia, falou sobre o 'Fofocalizando', Silvio Santos e muito mais

Lívia Andrade é Rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti
Lívia Andrade é Rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti -

Veterana no Carnaval de São Paulo, Lívia Andrade desfilou na Sapucaí pela primeira vez como Musa da Paraíso do Tuiuti, no ano passado. Este ano, ela assume o posto de Rainha de Bateria da agremiação. À coluna, a apresentadora diz que está apaixonada pelo Carnaval do Rio, adianta detalhes da sua fantasia, fala sobre o Fofocalizando, Silvio Santos e muito mais. Confira a entrevista!

Como está a expectativa para o desfile da Paraíso do Tuiuti?

Eu não costumo criar expectativa para nada na minha vida. Eu prefiro me surpreender. O Carnaval é cheio de surpresas e mudanças, tudo acontece rapidamente. É preciso estar preparada para o que der e vier. O samba é lindo, as alegorias no barracão estão divinas e a comunidade, em sintonia. Tuiuti está firme e forte.

Este é seu primeiro ano como Rainha da Tuiuti. Rola um nervosismo a mais, mesmo você já tendo experiência no Carnaval de São Paulo?

Não fico nervosa. Na verdade, é uma mistura de sentimentos que não sei explicar. A responsabilidade aumenta bastante. E quando a gente chega num novo lugar, é preciso ter muito respeito, saber chegar e entender o que a comunidade e a escola esperam de você. Me receberam com muito carinho, me identifiquei bastante com a galera e, nesse caso, o nosso santo bateu logo de cara.

O Carnaval de São Paulo é muito diferente do Carnaval do Rio, Lívia?

Para mim, é diferente porque, em São Paulo, tenho total controle de tudo, estou no meu ambiente, sei como chegar e sair de qualquer lugar com muita facilidade. No Rio, não, ainda é um ambiente novo para mim. O que me surpreendi no Rio é que a comunidade vai em peso pra rua, para os ensaios, também frequentam outras escolas de samba. No ensaio técnico, a arquibancada fica cheia, um prestigiando o outro. Amo o Carnaval de São Paulo e agora também estou apaixonada pelo Carnaval carioca. Difícil comparar. Eu diria que é igual, só que totalmente diferente (risos). 

Como é a sua relação com os integrantes da Paraíso do Tuiuti?

Minha relação com a comunidade é ótima, nosso santo bateu logo de cara! As pessoas vão para curtir e é aí que a gente se identifica, eu me jogo com a galera. Não vou para dar close e fazer carão, saio dos ensaios suada e acabada, cheia de bolhas nos pés.

Como será sua fantasia? Vai ser mais comportada ou vai mostrar o corpo?

Sobre a fantasia, estou seguindo o que o carnavalesco desenhou para mim. Acho que é uma fantasia bem tradicional de bateria. Achei na medida. Nem tão pelada, nem tão vestida!

O que sua fantasia vai representar?

Encanto Subaquático. Esse é o nome da minha fantasia.

Lívia Andrade é Rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti - Ângelo Pastorello/ Divulgação

As fantasias, geralmente, são muito caras, principalmente as de Rainha. Você faz questão de pagar pela fantasia?

Não tenho escolha (risos). Ou paga ou vai pintada e pelada, que sai mais barato! Os materiais são caros e a mão de obra também.

Você já se espelhou em alguma Rainha de Bateria? Qual?

Sempre fiquei encantada com a Luma de Oliveira, delicada, classuda, chique e sempre bem vestida! Sempre admirei a postura dela como Rainha.

O que os torcedores da Paraíso do Tuiuti podem esperar do desfile deste ano?

Podem esperar um desfile com muita garra, força e fé, muita fé!

Tem algum ritual antes de entrar na Avenida?

Gosto de ouvir o presidente falar, participar do esquenta da bateria. E ali me concentro, faço as minhas orações e me misturo com os ritmistas. É um momento de muita emoção! A gente se arrepia, sente uma força inexplicável e é isso que te dá força e energia para sambar até o final. Nesse momento, as dores passam e você só vai sentir o corpo quando acabar. Um momento mágico!

Acha que tem um momento mais difícil de enfrentar na Sapucaí? E o mais prazeroso?

O mais difícil é chegar até o seu posto, tudo acontece, tudo com muita emoção! Não fico em paz enquanto não chego, parece sempre que algo vai dar errado. E dá (risos)! E o mais prazeroso é do meio pro final. No começo, tem muita emoção, que atrapalha um pouco. Do meio pro fim, é só curtição!

O que você faz para manter a boa forma? Faz algum treinamento especial para o Carnaval?

Eu tenho um médico maravilhoso de Salvador, Dr. Gabriel Almeida. Ele cuida da minha saúde e de toda preparação pro Carnaval. Trabalho muito e não tenho tempo pra fazer atividade física. Então, eu aproveito os ensaios pra preparar o corpo. Também faço tratamentos estéticos semanais, a Dra. Katia Volpe fez um planejamento pra atender às minhas necessidades para esse momento. Trabalhando bastante posterior de coxa, glúteo e abdômen.

Como você lida com o assédio masculino no meio do samba?

Eu acho que não lido! Nem me lembro qual foi a última vez que passei por isso. Saber se impor é fundamental!

Lívia Andrade é Rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti - Ângelo Pastorello/ Divulgação

Muitas celebridades gostam de curtir os blocos de rua no Carnaval. Você gosta? Vai em algum este ano? 

Adoro Carnaval. Este ano, fui convidada para ser Musa de alguns! Ainda não posso revelar, mas já aceitei pelo menos dois.

Você se consagrou como apresentadora. Vive um bom momento profissional? Sonha em ter um programa só seu?

Fui "promovida" a apresentadora tem pouco tempo. Estou curtindo essa fase e aprendendo muito também! Neste ano, ganhei alguns prêmios e confesso que fiquei bem surpresa! Eu digo que "estou" apresentadora. Trabalho na TV desde os meus 13 anos de idade, sei como é, por isso prefiro manter os meus dois pés no chão. Nunca fui atrás de nada, sempre procurei estudar e me preparar para que, se um dia a oportunidade chegasse, eu soubesse aproveitar! Não quero nada, o que Deus me manda eu aceito com o maior prazer e procuro honrar cada oportunidade que recebo. O SBT sempre foi uma escola pra mim, sempre recebi muitos desafios e boas oportunidades. Quanto mais difícil a experiência, mais a gente evolui e cresce como pessoa e como profissional! Que venham novos desafios.

Você trabalha no "Fofocalizando". Mas na vida, você gosta de uma fofoquinha?

Meu primeiro ano não foi nada fácil, precisei me encontrar nesse mundo. Esse meio artístico é bem complicado. De longe, muito glamouroso. De perto, nem tanto assim (risos). No meu tempo livre, tudo o que eu não quero é saber da vida dos outros, principalmente dos artistas! Gosto de fazer as minhas coisas e saber dos meus interesses. Fofoca, só de segunda a sexta, no meu horário comercial (risos). 

Você é muito conhecida por ser sincera, espontânea. Essas suas características já te atrapalharam alguma vez?

Sempre! Pra carreira, o melhor é ser sempre política. Tem que amar todo mundo, beijar todo mundo, ser simpática o tempo todo e sorrir sempre! Acho isso um saco, só faço o que tenho vontade, prefiro não trair os meus sentimentos e manter a minha essência. Esse negócio de tratar bem na frente e falar mal pelas costas não funciona comigo!

Quais são seus segredos de beleza?

Tomo várias vitaminas e manipulados para tratar de dentro pra fora. Manter a saúde em dia é fundamental nessa correria. Passo um creme pra celulite, cuido da pele do rosto com sabonetes e cremes manipulados e jamais durmo maquiada!

Você é uma das queridinhas do Silvio Santos, né? Como é trabalhar com ele? É um aprendizado?

Queridinha até a página 3! Não dê audiência pra ver se continua querida! Não seja profissional pra ver se continua querida (risos)! Ele me ensinou e me ensina até hoje muita coisa. Inclusive, a ser extremamente profissional, não deixar nada, nem ninguém atrapalhar o meu trabalho. Me ensinou a pisar no palco e deixar todos os problemas do lado de fora! Me ensinou a ser forte, a improvisar e estar preparada sempre para qualquer coisa, pois tudo pode acontecer! E, assim como na vida, não dá pra voltar atrás, é ao vivo e a cores! Trabalhar sempre ligada, conectada pelo olhar, prestando atenção nos mínimos detalhes e sinais corporais. O melhor mestre que alguém poderia ter. Agradeço a Deus por essa oportunidade!

 

Lívia Andrade é Rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti Ângelo Pastorello/ Divulgação
Lívia Andrade revela seus segredos de boa forma
Lívia Andrade Reprodução do Instagram
Lívia Andrade mostra bumbum na nuca no Instagram reprodução do instagram
Silvio Santos e Lívia Andrade reprodução do instagram
Lívia Andrade reprodução do instagram
agnews
Lívia Andrade Divulgação
Lívia Andrade é Rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti Ângelo Pastorello/ Divulgação
Lívia Andrade é Rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti Ângelo Pastorello/ Divulgação