Mais Lidas

'A sonoridade na favela não é só o funk', comenta Thiaguinho MT

O cantor, que lança seu primeiro EP 'Favela Canta', fala sobre seu novo trabalho e mais!

Thiaguinho MT
Thiaguinho MT -
Dono do hit “Tudo OK” que bombou no ano passado, Thiaguinho MT lançou seu primeiro EP, que tem batuques do samba, do funk e do trap. O 'Favela Canta' traz 5 singles inéditos com participações especiais de PK Delas, MC TH, do rapper americano Gshytt. À coluna, o cantor fala sobre seu novo trabalho, inspirações para esse álbum, preconceito, relação com os fãs e muito mais. Confira a entrevista! 
Você está lançando seu primeiro EP, o 'Favela Canta'. Conta pra gente um pouquinho sobre esse seu novo trabalho?

O EP Favela Canta foi pensado para mostrar para as pessoas o que tem na favela além do que elas veem na televisão. Mostrar também que foi de onde eu vim, e que se eu conquistei tudo que estou conquistando, outras pessoas que estão em uma comunidade carente também podem correr atrás do seu sonho é vencer. A ideia principal é inspirar outras pessoas e misturar todos os gêneros musicais, mostrando que favela é plural...

Esse trabalho mistura samba, funk, trap... como surgiu a ideia de unir tantos ritmos em um só trabalho?

Bem, eu queria mostrar que a sonoridade na favela não é só o funk. Claro que o funk e o mais forte, mas existem diversos estilos musicais que se fazem presentes lá. Incluir esses ritmos todos possibilitou mostrar um pouco mais de onde venho. Esse trabalho, em especial, me traz muito orgulho porque jogamos luz na comunidade e sobre as pessoas que vivem lá.

No EP tem uma música sua como Pk DeLas. Como foi essa parceria?

Já conversávamos pelo Instagram. PK é do Rio de Janeiro também! Ele veio até o escritório que faço parte, a Los Pantchos, e, como já tínhamos a vontade de fazer algo juntos, esse foi o melhor momento. A sintonia pode ser sentida nesse parceria.

A música 'Elas Quer' fala sobre o tipo de homem que a mulherada quer. Na sua opinião, como é esse homem? Você se encaixa nesse estilo delas aí? 

Trata-se de um tipo de homem que deseja proporcionar o melhor para a mulher que está com ele. Hoje, graças a Deus, posso oferecer tudo isso a mulher que está ao meu lado. Não falo só de dinheiro e bens materiais não, falo de respeitar a mulher que está comigo. A maturidade traz isso pra gente.
Além do PK, você também gravou com o DJ Will DF na voz e o rapper americano Gshytt. Como foi? Como chegou nesses dois nomes?

Eu os conheci aqui no escritório. Por gostar muito do trabalho desses artistas, acreditei serem bons nomes para compor o meu EP. Penso que fiz uma ótima escolha! Eles são excepcionais.

Outra música que é uma das suas apostas nesse EP é 'Ainda', em que você fala de uma mulher 'linda, louca'. Já se relacionou com algumas desse tipo? Se sim, como foi?
Sim, conheço algumas (Risos). Também escuto histórias das minhas amigas, que acabam me servindo de inspiração.

A favela foi uma inspiração muito grande pra esse trabalho? Você é de Araruama, né? Chegou a frequentar alguma comunidade daqui, tem alguns amigos?
Isso aí, sou de Araruama. Frequentei muitos lugares, e por onde ando sempre faço bons amigos. Tenho amizades em todos os lugares do Brasil, graças a Deus.

Você já sofreu algum tipo de preconceito, Thiaguinho? Seja pela sua cor ou pelo estilo musical que você toca... E como você reage a essas situações?
Já sofri pela minha cor, mas não por cantar funk. É óbvio que na hora é muito desconfortável, mas tento não me apegar a isso. Procuro seguir em frente.

Acha que é difícil emplacar um sucesso depois do estouro que foi 'Tudo OK', ano passado?
Cara, é muito trabalho, e eu estou trabalhando bastante viu? O sucesso costuma vir depois de muito esforço. Como costumamos dizer na empresa: “É trabalho de formiguinha, e tudo no tempo certo.”

Essa música foi um divisor de águas na sua vida, né? O que mudou de lá pra cá?
Sim, mudou quase tudo. Acho que a única “coisa” que não mudou fui eu (Risos)! Sem dúvida, Tudo OK foi uma das músicas mais importantes da minha vida.

Como é sua relação com as fãs?
Amo meus fãs. Temos uma relação muito boa. Sempre faço questão de responder as mensagens, agradecendo todo o carinho. Eles são incríveis!

Thiaguinho MT DIVULGAÇÃO
Thiaguinho MT INobru Filmes/ Divulgação
Thiaguinho MT