Mais Lidas

Banda Fuze e DJ Scalatelli falam sobre parceria em 'Seja Leve': 'Mensagem pra esse momento que estamos passando

Em entrevista, rapazes falam sobre o lançamento, como fazem para manter a leveza em tempos de pandemia e projetos futuros

Banda Fuze e DJ Scalatelli
Banda Fuze e DJ Scalatelli -
A banda Fuze, quarteto formado por Pedro Novaes, Diogo Novaes, Felipe Novaes e Guilherme Fonseca, lançou, no dia 14, a música "Seja Leve", em parceria com o DJ Scalatelli. À coluna, os rapazes falam sobre o lançamento, como fazem para manter a leveza em tempos de pandemia e, claro, projetos futuros. Confira!
Vocês lançaram recentemente uma música chamada “Seja Leve”. Como vocês fazem pra ficar leve em tempos tão pesados como os que estamos vivendo?

Acho que a leveza é algo que encontramos internamente, aliviando o coração. A coisa que mais gostamos de fazer nesse sentido é estar juntos, nos divertir com pequenas coisas, brincando entre nós ou por onde andamos. Não tem necessariamente uma atividade, é mais aproveitar os pequenos momentos.

O que inspira vocês na hora de compor?

Depende muito. Como gostamos de compor em grupo, as vezes a inspiração de uma música toda parte de pequenas inspirações de cada um. Vivências da vida, ou algo que esteja acontecendo no presente. Mas gostamos muito de falar sobre positividade, descontração, colocando alguns pontos de crítica ou de reflexão nesse meio. É mesmo uma forma de ver a vida.

E como surgiu a ideia de parceria?
Scarlatelli: em uma conversa com o Jose Lins (empresário da banda) pelo whatsapp, ele me enviou a guia e me perguntou o que eu achava de mixar a musica, achei a letra sensacional, uma mensagem incrível de leveza pra esse momento que estamos passando, sem falar no grude que é a letra, receita simples de um sucesso, topei na hora!!

A mistura dos gêneros musicais deu super certo. Você já sabia que ia funcionar?
Scarlatelli: assim que comecei a trabalhar na música eu senti algo muito especial nela, quanto mais trabalhava mais vontade sentia de mexer, foi um enorme desafio, pois se tratava de uma banda e eu precisava manter os elementos instrumentais em destaque e ao mesmo tempo dar o toque do eletrênico, mas sem pesar demais e fazer com que se perdesse toda a essência presente nela!! Sem contar nesse lance de conexão que senti de cara com eles (Fuze), o que sem dúvida nenhuma fez com que transferíssemos esse sentimento todo da amizade, da energia boa que eles tem como seres humanos do bem que são, e o resultado foi exatamente o que esperávamos.

Essa música foi feita em um camping de composição. Surgiram outras músicas por lá? Os fãs podem esperar mais novidades por aí?

Foi sim, feita no songcamp que fizemos la em Arraial d’Ajuda, na Bahia. Essa é a “irmã gêmea” de Quem Me Dera, nosso lançamento anterior. Foram duas músicas feitas em paralelo, por dois grupos que nos dividimos, e saíram musicas com uma vibe e uma energia muito parecida.

A música fala sobre saber a hora de desapegar. Qual foi o maior desapego que vocês já passaram na carreira artística?

Passamos por muita coisa até aqui, e ainda temos muitas outras pela frente. Acho que algumas coisas importantes que aprendemos a desapegar estão tanto em shows, quando eventualmente algo não da certo e precisamos dar a volta por cima, quanto no processo de composição, quando percebemos que nem sempre é preciso colocar a melhor palavra ou o melhor verso de todos, muitas vezes a simplicidade faz toda a magia da música.

A borboleta ganha um significado todo próprio no clipe. Por que essa escolha?

Quando a nos juntamos (Fuze e Scarlatelli) começamos a pensar e algo que pudesse representar a essência do som e do que queríamos passar. A borboleta veio naturalmente, é um símbolo de leveza, de transformação, de alegria. Não tem jeito, sempre que uma borboleta passa é quase hipnótico, ficamos extasiados com o voo e a graça da borboleta, é lindo.

Banda Fuze e DJ Scalatelli Divulgação
Banda Fuze e DJ Scalatelli Divulgação
Banda Fuze e DJ Scalatelli Divulgação