Mais Lidas

Atriz transexual será condecorada na câmara de vereadores do Rio

Dandara Vital receberá o título de Cidadã Benemérita no próximo dia 28

Atriz transexual e condecorada na cãmara de vereadores do Rio
Atriz transexual e condecorada na cãmara de vereadores do Rio -
Atriz transexual, Dandara Vital, será condecorada com o título de Cidadã Benemérita pela câmara de vereadores do Rio de Janeiro, no próximo dia 28 de junho, dia Internacional do Orgulho LGBT. A cerimônia acontecerá no Espaço Palco Lapa, no Centro do Rio.

O projeto de reconhecimento à atriz é de autoria da vereadora Rosa Fernandes( PSC), e aprovado quase que por unanimidade em 20 de outubro de 2020- o único vereador que votou contra foi Carlos Bolsonaro-.

Galeria de Fotos

Atriz transexual e condecorada na cãmara de vereadores do Rio Divulgação
Atriz transexual e condecorada na cãmara de vereadores do Rio Divulgação


Devido à pandemia da Covid-19 e as exigências necessárias de segurança sanitária, a entrega do título foi adiada de 2020 para 2021. “ Estou muito feliz e realizada com esse feito inédito da câmara de contemplar uma atriz negra, periférica e travesti com um título tão importante “ relata Dandara.

O ex- Coordenador da Diversidade Sexual do Rio, Nélio Georgini, também foi agraciado com a honraria e, além de dividir o palco com Dandara, receberá das mãos da Vereadora Rosa Fernandes o reconhecimento pelo trabalho em prol dos direitos humanos e da comunidade LGBT.

Durante a gestão, Georgini inaugurou o primeiro abrigo público do mundo para comunidade LGBT, e lançou o programa Trans+Respeito que foi reconhecido internacionalmente, inclusive, entrou como protocolo de exemplo público na ONU.

Para Nélio Georgini " O Papel do gestor público não é protagonizar, é possibilitar que outros sejam protagonistas com suas múltiplas vozes”. O advogado é membro permanente da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros( IAB) e atual gestor de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda( Setrab).

Comentários