Mais Lidas

Jogo do Bahia teve bandeiras de escanteio com arco-íris em ação contra a homofobia

Bahia se destacou no último fim de semana para defender uma pauta ligada aos direitos humanos

Jogo do Bahia teve bandeiras de escanteio com arco-íris em ação contra a homofobia
Jogo do Bahia teve bandeiras de escanteio com arco-íris em ação contra a homofobia -
O time do Bahia se destacou no último fim de semana para defender uma pauta ligada aos direitos humanos. O clube de Salvador fez uma manifestação pública contra a homofobia no jogo do último domingo, visando aumentar a tolerância nas arquibancadas e diminuir a agressividade. Durante o jogo símbolos do movimento LGBT+ estavam presentes, inclusive nas bandeiras de escanteio.
A campanha feita pelo time baiano ganhou hastag, produção de vídeo e um manifesto.
O público pode acompanhar toda a preparação pro evento através da internet seguindo o #LevanteBandeira.

No vídeo, um torcedor homossexual, faz um relato do porque a vida dele é mais curta apenas pelo fato dele ser homessexual.
Ela vai narrando sua história enquanto costura uma bandeira arco-íris para ser usada em campo. No texto ele fala sobre igualdade e respeito.
“Sempre que alguém disser onde acaba meu campo, eu levantarei bandeira”, diz o rapaz no vídeo. O vídeo termina com a frase “Não existem linhas que limitem o amor. Diga não a homofobia”.

Além do Bahia diversos times de futebol também fizeram campanha contra os gritos homofóbicos disparados nos estádios. Hoje esse tipo de reação da torcida pode custar pontos no campeonato. O Vasco, por exemplo, está sendo investigado por conta de músicas que a torcida cantou durante a partida contra o São Paulo em 25 de agosto.

O time do Bahia fez uma reestruturação do departamento de marketing e realizou diversas ações nos últimos meses em defesa de temas direitos humanos. Ele já se manifestou contra o racismo ao lado do Grêmio.

Também fez ações contra a violência no futebol, em favor da demarcação das terras indígenas e contra a LGBTfobia. Também tornou mais acessível ao público torcedor denunciar o assédio sofrido nos estádios após saberem de um caso através das redes sociais. E fez uma ação em sua loja oficial oferecendo a realização de exames de DNA em campanha sobre abandono paterno.