Mais Lidas

Mangueira apresenta fantasia de duas Marias para 2020

Escola já se prepara para o Carnaval do próximo ano

Maria das Dores da Mangueira
Maria das Dores da Mangueira -
A Estação Primeira de Mangueira apresentou duas de suas fantasias para o carnaval 2020, quando contará na Sapucaí o enredo “A verdade voz fará livre”. Maria Madalena ano 2000 e Maria das Dores Brasil englobam a proposta artística do carnavalesco Leandro Vieira. Ao escolher a biografia de Cristo como tema para a Mangueira, Leandro quer destacar a tradição estética brasileira cristã - o barroco moreno, as pratas para os santos de altar, os presépios, as lapinhas, as procissões - mas também, na possibilidade de aprofundar os debates sociais de questões contemporâneas urgentes.

Segundo Leandro, o enredo se apresenta através de mecanismos lúdicos que tendem a despertar sensações e são a matéria prima de seu trabalho. O Cristo de dois mil anos atrás é posto na situação do Brasil de dois mil anos depois. O Cristo que nasceu numa família pobre da Galiléia, nasce agora numa família pobre do Morro da Mangueira. “Há dois mil anos atrás quem julgou Cristo bandido, realizou a tortura de seu corpo e o matou, foi o Estado. Muitas vezes o Estado é sim assassino. Ele nunca deixou de ‘pegar alguém pra Cristo’, disse o carnavalesco.

No desfile da Mangueira, a figura histórica de Maria Madalena ganha contornos associados a estética LGBT. A conscientização sobre os crimes de ódio contra uma população que sofre na pele com a violência dos mecanismos ideológicos e repressivos, passa a ser um dado artístico que leva ao debate dos direitos da minorias e de pautas que muitos pretendem tornar vazias. “O país que mais mata homossexuais no mundo é o mesmo país que se registra como sendo 90% cristão. Há nessa informação um dado no mínimo discrepante. É dessa discrepância que nasce a centelha criativa que me leva a criar a ‘Maria Madalena da Mangueira”, finalizou o artista.
Maria Madalena da Mangueira - Divulgação
 
Maria das Dores da Mangueira Divulgação
Maria Madalena da Mangueira Divulgação