Mais Lidas

Rafael Oliveira, de 'Bom Sucesso', mostra o 'tanquinho' e dá dicas de boa forma

Vaidoso, Rafael tem alimentação balanceada, é super adepto a atividades físicas e tratamentos de pele: 'todo o espaço que eu realmente ocupo no mundo é o espaço do meu corpo, por isso cuido dele muito bem'

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira -
Treinos intensos, alimentação balanceada e meditação. De acordo com Rafael Oliveira, este é o segredo para sua forma física exemplar, que vem chamando tanta atenção quanto seu desempenho no papel de Jeremias, o bartender sedutor de Bom Sucesso, da TV Globo. O corpo de atleta não é para menos, além de ter sido jogador de basquete, Rafael conta que é super cuidadoso com o físico, "preciso do meu corpo funcionando bem para realizar todos os meus objetivos. Uma das coisas que mais amo no meu ofício é o fato de que meu instrumento de trabalho é o meu corpo".

Vivendo seu primeiro papel em um período mais longo na TV, o carioca de 37 anos não deixou que a rotina de gravação interferisse em seu cronograma de atividades físicas e mantém os treinos intensos de segunda a sexta, por pelo menos uma hora diária. Entretanto, revela que por incrível que pareça, não é dos maiores fãs de academia. "não tenho paciência para academia, mas ela se faz necessária na manutenção do corpo. Sou o cara das atividades ao ar livre".

Aproveitar os dias de folga para descansar não está no plano. Rafael gosta mesmo é de pegar a bicicleta e pedalar até o Alto da Boa Vista para tomar um banho de cachoeira, curtindo uma das vistas mais bonitas do Rio. Aos domingos, uma corrida na Lagoa ou um passeio de skate pela orla da Zona Sul, como um bom carioca. Além do basquete, o ator atleta conta que é apaixonado por natação e sonha em colocar surf e tênis na rotina.

Quase hiperativo, o muso de 1,82m de altura e 83 quilos muito bem distribuídos, não abre mão de no mínimo 20 minutos voltados para si e conta que a meditação foi uma de suas melhores descobertas: "Desde que descobri a meditação, começo o dia com uma vibração muito melhor, está cada vez mais claro que temos campos magnéticos e atraímos o que vibramos. Na meditação, eu me coloco vibrando o melhor que posso e já que estamos ali, já emendo em uma oração o que me eleva mais ainda".

Sem passar vontade
Flexibilidade é a palavra de ordem quando se trata de alimentação. Com gominhos de dar inveja, o ex-jogador de basquete conta que não abre mão de nada. "Não tem nada que eu não coma, só controlo as quantidades. Entendi com a minha nutricionista a diferença entre estar satisfeito e estar cheio e isso mudou a minha vida", explica.

Sempre em equilíbrio, Rafael garante que nunca adotou nenhuma dieta radical e que o segredo para um corpo saudável e funcional é a paciência: "Entendi que coisas radicais não funcionam. É melhor mudar a mentalidade aos poucos e permitir que novos hábitos apareçam". Apesar da dieta equilibrada, Rafael garante que é "gente como a gente" e sente vontade de exagerar nas besteiras todos os dias, mas volta a dica do equilíbrio e fala sobre controlar a mente.

Quanto a preparação para viver Jeremias, o ator afirma que a alimentação permanece a mesma, mas preocupado com o efeito das câmeras, conta que deu uma leve segurada na ingestão de gordura para diminuir ainda mais seu percentual, que já está em mínimos 13%.

Mindset

Além da meditação, o preparo psicológico do ator para lidar com a rotina de cuidados com o corpo vem desde as quadras. Os intensos treinos de basquete e todo o clima competitivo o deu base para a vida, como conta a seguir:

"A carreira de atleta me deu uma estrutura mental muito forte. Aprendemos a competir com nós mesmos, no basquete principalmente treinamos a maior parte do tempo sozinhos para estar preparado para jogar em um time, então o duelo é com você. Hoje eu vejo que é algo maravilhoso de se levar para a vida. Consigo analisar meus pensamentos, desejos e vontades. Assim vou me doutrinando e mantendo a minha disciplina do dia a dia.

Espelho, espelho meu

Tratamentos de pele, depilação e preocupação com o futuro. Rafael se considera um homem muito vaidoso. Sobre os cuidados com a pele, afirma que segue passo a passo do que é receitado pela dermatologista e desde muito jovem, depila a barba com cera. Agora confessa um medo recente: "tenho uma preocupação com a calvície. Ela não tá rolando, mas tenho usado um shampoo por medo dela", mas garante que não é só pela estética, "fico preocupado com as variações para personagens".

Os elogios e cantadas sempre vêm, e o carioca lida muito bem com isso, mas conta um elogio curioso que tem recebido com frequência: seus antebraços. Além dos tradicionais comentários ao abdômen de tanquinho e bumbum que são pra lá de comuns ao rapaz.

Apesar do constante cuidado com a aparência, Rafael afirma que isso não é um fator determinante para escolher uma parceira. Solteiríssimo, ele declara "fico mais preocupado com a conexão que tem que ter, um olho no olho, uma energia boa", mas valoriza que a companheira seja enérgica como ele: "dificilmente vou me relacionar com uma sedentária, independente de ser magra ou não porque ela não vai querer me acompanhar, eu não paro quieto! (Risos)".