Mais Lidas

Modelos acusam estilista por assédio e pedofilia em sessão de fotos

Eduardo Costa foi citado por diversos tipos de comportamentos inadequados

oroço desde a última terça-feira, quando modelos e pessoas do mercado da moda começaram a acusar no Twitter os abusos e assédio sofridos pelo estilista Eduardo Costa
oroço desde a última terça-feira, quando modelos e pessoas do mercado da moda começaram a acusar no Twitter os abusos e assédio sofridos pelo estilista Eduardo Costa -
A internet está em alvoroço desde a última terça-feira, quando modelos e pessoas do mercado da moda começaram a acusar no Twitter os abusos e assédio sofridos pelo estilista Eduardo Costa, criador do Brechó Replay, um coletivo de moda de reuso que já desfilou para a Casa dos Criadores.

Alguns rapazes deram entrevista ao site ‘Universa’ do portal UOL sobre o ocorrido, depois da repercussão nas redes sociais. "Em uma sessão de fotos, ele disse que queria que o volume da minha cueca fosse diferente. Ele, então, colocou a mão dentro da minha cueca e mexeu no meu pênis. Para 'arrumar' para as fotos", conta um modelo não identificado.

O rapaz ainda afirmou ter sido ‘encoxado’ por Eduardo. "Estava na cozinha pegando água e ele passou atrás de mim, se esfregando. Não era necessário, porque havia espaço para ele passar, mas achei que tinha sido sem querer. Porém, aconteceu novamente de ele passar roçando em mim, só que ele soltou um: 'ai que delícia', em tom de brincadeira. Foi quando percebi que tinha algo de muito errado.", disse ele. Na época, o modelo tinha 25 anos e contou que ficou completamente traumatizado com a maneira que foi tratado pelo criador do Brechó Replay.

"Achei que todos os trabalhos de moda seriam assim, comecei a ter muita crise com o meu corpo", afirma. Ele voltou a modelar há poucos anos, quando conheceu o atual marido. "Percebi que o Eduardo era quem estava errado quando trabalhei com fotógrafos realmente profissionais, que pediram permissão para me tocar e que não faziam esse tipo de 'brincadeira'.", desabafou o rapaz.

Várias histórias foram surgindo depois que um bailarino desabafou em sua conta do Twitter que quando tinha 15 anos Eduardo Costa o assediou e o tocou inapropriadamente. "Ele vinha nos vestir e sentíamos que o toque dele não era inocente. Era um esbarrar de mão maldoso, na nossa bunda, nas nossas coxas, no nosso pênis. Era incômodo.", contou.

A cada minuto, mais e mais acusadores iam perdendo a vergonha e apareciam relatando o comportamento inadequado do estilista. "Ele nos chamava para irmos até a casa dele e nos atendia de cueca. Pedia para os modelos menores de idade ficarem só de shortinho e empinar a bunda para as fotos.", contou o bailarino.

O menino também relatou que quando foi à casa de Eduardo era menor de idade e o estilista tentou o agarrar várias vezes, incluindo sentando em seu colo. "Um dia, na casa dele, ele me chamou para ir ao banheiro com ele, mas neguei. Aí ele subiu no meu colo e ficou tentando me agarrar. Me prendeu na parede só de cueca. Eu era menor de idade, não entendia o quão errado era aquilo", conta ele para a reportagem. "Saí da casa dele e nunca mais fui chamado para fazer fotos.", disse.

O modelo disse que nunca falaram nada antes porque existe muita gente legal no coletivo e não queriam prejudicar o projeto como um todo, já que quem não prestava era o criador. "Tem muito artista legal e bom nele, uma pena que a pior parte do coletivo é exatamente o criador", afirmou.

O bailarino, que na época do assédio era menor de idade, afirmou que demorou a entender que o que o estilista fez tinha sido errado. "Na época, não tinha noção do que era assédio, abuso. Percebi o que tinha acontecido quando comecei a falar com outras pessoas que haviam trabalhado com ele, que haviam passado pelas mesmas coisas.", contou.

Outros rapazes aparecem no Twitter e relataram várias investidas de Eduardo Costa e contaram como isso mudou a vida deles. “O Eduardo Costa em 2018 me chamou para um Job, eu curtia bastante o Brechó replay, ele começou a me assediar quis ter relação comigo, eu falei que não tinha interesse nisso, porém queria fazer o job. Logo em seguida ele me cortou do ensaio e nunca mais me chamou…”, disse um jovem no Twitter.

Após a chuva de relatos nas redes sociais por todos os lados, o estilista Eduardo Costa apagou todos os seus perfis. O site e a conta do Instagram do Brechó Replay também ficaram indisponíveis.

A Casa de Criadores, evento que o Brechó Replay desfilou, deu uma nota oficial em sua conta no Twitter sobre os relatos: "Jamais teve conhecimento anterior de qualquer coisa e/ou fato que levantasse dúvidas sobre um possível comportamento abusivo de Eduardo Costa, do coletivo Brechó Replay", diz o texto. "Se tivéssemos conhecimento, teríamos tirado a marca do line-up do evento. Acreditamos que os fatos aqui descritos são muito graves e nunca seremos coniventes com qualquer tipo de assédio."

Terminaram o comunicado dizendo que a marca de Eduardo Costa não faz mais parte do Casa de Criadores. “Diante de todos estes acontecimentos gostaríamos, portanto, de comunicar que o Brechó Replay não faz mais parte do nosso line-up”.