Mais Lidas

Uber cria botão de pânico para passageiros

Nova função detecta situações de risco e ativa segurança no aplicativo

Uber a retomar os testes de veículos de condução autônoma em vias públicas
Uber a retomar os testes de veículos de condução autônoma em vias públicas -
Começou a ser testada a U-Ajuda, uma nova função da Uber que vai ajudar na segurança de motoristas e usuários. O novo recurso vai identificar paradas inesperadas ou muito longas durante o trajeto de viagem e acionará na tela um sistema de checagem para saber se você está bem.

Quando ocorrer alguma mudança de trajeto ou você ficar parado por muito tempo em um só local, aparecerá uma mensagem dizendo ‘Já faz um tempo que você não sai do lugar, está tudo bem?’, ao tocar neste alerta, você será direcionado a uma tela onde poderá pedir ajudar.
Você pode escolher a opção ‘Estou bem, parei de propósito’, ou escolher entre: ‘ligar para polícia’, ‘informar um acidente’, ‘adicionar ou alterar o destino’, ‘compartilhar minha viagem’ ou entrar em contato com a ‘central de segurança’ da empresa para abrir um chamado.
A U-Ajuda usará o sinal de GPS e outros sensores do celular para localizar onde você está e poder auxiliar da melhor forma.

Esse recurso já tinha sido testado nos Estados Unidos e foi lançado por lá em setembro de 2019 com sucesso.
Essa nova função faz parte de uma iniciativa da empresa para oferecer mais segurança aos seus usuários. Outras funcionalidades já foram testadas por lá e em breve também estarão no Brasil, como a U-Áudio, onde passageiros e motoristas poderão gravar tudo é que dito dentro do carro.

Essa gravação, segundo a empresa, é criptografada e fica salva dentro do seu celular, podendo ser compartilhada com a Uber para auxiliar em investigações feitas pela própria empresa ou pelas autoridades, caso seja necessário.

A Uber também passará a exigir documentos de identificação na hora do cadastro ou antes da primeira viagem para os passageiros que optarem pelo pagamento em dinheiro. Para os motoristas, além da confirmação através de selfies que solicitam de tempos em tempos, também será testados outras formas de reconhecimento facial, como piscar, sorrir, mexer o rosto etc.

A empresa também irá evitar que passageiros e motoristas que se avaliem negativamente não viagem juntos novamente. Esse recurso já começou a ser testado no Brasil em algumas cidades e exige um código de segurança antes de começar a viagem, para que o passageiro tenha a certeza de está entrando no veículo correto.