Mais Lidas

Kit-gay? Professor lança livro sobre travestis e transexuais no Brasil

Lançamento será em Belo Horizonte no final de março

Bandeira Gay
Bandeira Gay -
O professor Caio Pedro vai lançar no próximo dia 21 de março (sábado), o livro ‘Cidadania Trans: O Acesso à Cidadania por Travestis e Transexuais no Brasil’, no Yanã Bar, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O livro apresenta uma análise do contexto atual das exclusões vivenciadas diariamente por transexuais e travestis no país.
O livro, que tem o selo da Editora Appris, terá uma visão da vida dessas comunidades com foco na economia, trabalho, educação, saúde, família, moradia, política, uso da cidade e relações de gêneros.

Também terá a observação das propostas de atuação e manutenção do debate da pauta por meio do movimento LGBT no Brasil.
Segundo o Censo de 2010, 9% da população no país é LGBT. O livro também levanta o histórico de tratamento dada a essas questões pelo poder público.

“A proposta é reunir e sistematizar dados e literatura acadêmica que facilitem o conhecimento das diversas realidades vividas por travestis e transexuais em nosso país e que esse corpo teórico sirva, principalmente, como base para a formulação de políticas públicas que promovam a inserção social desse grupo e, consequentemente, corrijam essa discrepância alarmante de direitos básicos”, diz Caio.

O autor cita dados como o da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), que mostra que 90% da travestis e transexuais no Brasil vivem principalmente (ou exclusivamente) da prostituição, e também dados da OAB de Mato Grosso, que apurou que a evasão escolar desse grupo chegou a bater 82% em 2016.

“O tempo médio de vida de uma pessoa trans no Brasil é de apenas 35 anos, enquanto a expectativa de vida da população em geral é de 75,5 anos, mais que o dobro das pessoas trans e travestis, de acordo com dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, explica o professor.

A obra é dividida em quatro partes. O primeiro capítulo conceitua e discute noções de cidadania, enquanto o segundo reúne dados de variadas formas de exclusão vivenciadas por elas organizado em um modelo de sistematização que permite análises individuais e globalizadas do assunto.

No terceiro capítulo o livro aborda a evolução e importância da atuação da sociedade na politização dessas questões e o quarto, faz um levantamento histórico de ações estatais destinadas a enfrentar as exclusões denunciadas por estudiosos do assunto.

Caio Pedra é professor, advogado, servidor público e ativista dos direitos humanos. Ele se formou Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Administração pública pela Fundação João Pinheiro. Ele tem pesquisas relacionadas ao acesso à cidadania pela população LGBT.

O lançamento do livro ocorrerá no dia 21 de março, no Yanã Bar, em Belo Horizonte. O evento será das 9h às 14h com entrada gratuita. O bar fica na Rua Niquelina, 765 - B, no bairro Santa Efigênia.

O livro pode ser comprado on-line no site da editora: www.editoraaappris.com.br