ELAS NO rock!

O Roque Pense! voltou com tudo, ocupando a Praça dos Direitos Humanos, em Nova Iguaçu

 Estúdio Roque Pense!
Estúdio Roque Pense! -

O fim de semana foi de rock na Baixada Fluminense. Ontem, o Roque Pense! voltou com tudo, ocupando a Praça dos Direitos Humanos, em Nova Iguaçu. A programação, que contou com a exibição da websérie Estúdio Roque Pense!, também teve atrações musicais de artistas locais que marcaram o retorno de suas atividades presenciais.

Inteiramente gratuito, o Estúdio Roque Pense! Ao Vivo é desdobramento de uma websérie, produzida entre 2016 e 2019, disponível no YouTube. O projeto é uma realização da Estamira Produção Cultural, a mesma responsável pelo novo mural da praça, o qual homenageia nomes da Baixada Fluminense que se destacaram por suas lutas sociais. No espaço público, os grafites viram cenário e assim música e artes visuais se encontram.

Para quem não conseguiu ir no primeiro dia, ainda dá tempo de prestigiar a iniciativa. No sábado, acontece o segundo dia do evento, desta vez no Goméia Galpão Criativo, em Duque de Caxias. Com formato parecido, além da exibição da websérie e de atração musical, será promovida uma roda de conversa sobre o tema "Cultura na BXD: Fazer Arte é Fazer Política".

Segundo a produtora cultural Giordana Moreira, a Baixada Fluminense possui uma tradição no rock. No entanto, há dez anos, o cenário se mostrava bastante hostil para a classe feminina. Enquanto os homens ocupavam os palcos, as mulheres eram plateia, ou quando não, vistas como objetos sexuais, mas raramente criadoras.

Foi a partir dessa observação, da desigualdade de gênero, que nasceu o projeto cultural Roque Pense! No palco, lugar de manifestação e visibilidade, a atenção se volta agora para elas. O microfone projeta suas vozes, permitindo-lhes serem ouvidas. Nesse sentido, o festival implica uma reparação histórica e confere protagonismo àquelas que por muito tempo foram excluídas. Não por acaso, um de seus principais objetivos corresponde à luta contra a discriminação na música e na cultura urbana.

A primeira edição do festival ocorreu em 2012 e desde então nunca mais parou. A rede cresceu e hoje é uma referência para além da Baixada Fluminense. Mas afinal, o que significa Roque Pense? Antes de tudo, por estar no imperativo, o verbo faz um convite para se debater questões urgentes. E o que nem todo mundo sabe é que essa palavra também consiste na abreviação da frase: Por uma Educação Não Sexista. Em uma região como a nossa, conhecida pelos altos índices de violência contra a mulher, são necessários espaços de discussão e informação. Desse modo, a arte cumpre a função social de conscientizar, de questionar a imposição de papéis e valorizar a produção feminina, sobretudo periférica.

Comentários