Mais Lidas

A vilã Maria de Fátima volta com força total! Glória Pires fala de famoso personagem

Atriz conta como foi interpretar a ambiciosa personagem da novela Vale Tudo

Gloria Pires fala sobre mudança na carreira após a novela 'Vale Tudo'
Gloria Pires fala sobre mudança na carreira após a novela 'Vale Tudo' -

Ambiciosa e sem escrúpulos, a personagem Maria de Fátima, de Vale Tudo, foi o grande passo na carreira de Gloria Pires. A obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, que estreou em 1988, na Globo, voltou a ser exibida na plataforma Globoplay na semana passada. Com o sucesso de Maria de Fátima, Glória contou ao site Gshow como foi interpretar uma das vilãs mais icônicas da TV brasileira.

"Sempre penso que, assim como os filhos buscam seus pais, as personagens buscam quem vai interpretá-las e, por isso, têm muita importância na minha vida, porque me fizeram ser quem sou hoje. Mas Maria de Fátima tem um gostinho especial. Passei para a idade adulta com esse trabalho. Profissionalmente, me colocou em um outro lugar também", destacou.

Com uma trajetória de 50 anos na dramaturgia, Glória falou também sobre a surpresa de ter sido uma vilã tão bem aceita pelo público. "Acredito que a novela trouxe algo que eu não havia reparado antes nas novelas: a empatia com a vilã. Isso é muito interessante porque, embora a princípio todos sejam contra a corrupção, ela é o símbolo da falta de empatia e de princípios morais. O público sempre foi muito carinhoso comigo. Mesmo fazendo vilãs, nunca tive nenhum episódio indelicado."

Polêmica, Maria de Fátima era uma personagem de muitas camadas. "Meu entendimento era que a minha personagem era uma pessoa cerebral, então busquei fazê-la desprovida de empatia, como os psicopatas são", revela Glória sobre a preparação para interpretá-la na telinha.

Apesar de passados 32 anos desde a primeira exibição, ela acredita que a novela ainda tem temas muito atuais. "Principalmente porque o tema não poderia ser mais apropriado! Não só a Maria de Fátima, mas todas as personagens têm algo a nos dizer como cidadãos.", encerra a atriz.