Mais Lidas

Da telinha para a sua ceia! Apresentadores ensinam receitas para você caprichar no Natal

Aqui vão alguns pratos para você mandar bem na ceia

Edu Guedes
Edu Guedes -

Natal é época de celebração. Apesar das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, a tradição da ceia continua. Por isso, o MEIA HORA pediu para celebridades conhecidas pelos seus dotes culinários receitas (confira nestas páginas) para incrementar o jantar da sua Noite Feliz. 

Apresentador do The Chef, da Band, Edu Guedes ensina um delicioso pavê de panetone. "O Natal para mim representa a união da família. A gente sempre passa junto. A nossa família é muito unida. Eu, meus irmãos, meus pais... Nessa época do ano e no Natal, é o período em que eu tenho folga", conta Edu, que tira uma folga da cozinha e deixa a ceia por conta da irmã, Isa. "A minha irmã faz tudo e faz muito bem. Ela sabe o quanto eu, meu irmão, a minha mãe também estamos ligados na culinária, seja na indústria ou no comércio. Ela sabe o quanto a gente trabalha durante o ano e, nesse momento, ela prepara tudo, deixa tudo prontinho pra gente", revela. 

Já Cátia Fonseca dá a receita de um filé mignon de porco com salpicão. "Quando falamos em filé mignon, a gente logo se assusta com o preço. Mas o filé mignon de porco é ainda mais barato que o lombo. Na minha família, a gente sempre prepara essa receita no Natal", explica a apresentadora do Melhor da Tarde, da Band, que vai passar o Natal com o marido, Rodrigo Riccó, e amigos. "Vou passar o Natal com o Rô (marido), o Alex e o André Mantovanni em casa. A gente não vai passar a data com a nossa família porque a minha mãe já tem idade e os pais do Rô também. Então, vamos passar só nós quatro mesmo em casa, já que nós estamos todos os dias juntos no programa", diz. 

Já Ana Maria Braga, apresentadora do Mais Você, da Globo, mostra como fazer uma rabanada frita. "O tradicional nunca erra", garante. 

Filé Mignon de Porco com Salpicão da Cátia Fonseca

Ingredientes

1 kg de filé mignon de porco
5 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 colher (sopa) de sal
1 xícara de vinho tinto seco ou branco
Tomilho a gosto
Salsa e cebolinha a gosto
Tempero sírio
Limão com ervas
 
Modo de preparo
Em uma assadeira, tempere a carne com sal, cebola, alho picado, tomilho, salsa, cebolinha, limão com ervas, tempero sírio e o vinho. Deixe por mais ou menos duas horas na geladeira marinando. Depois, leve para assar a 180 graus por mais ou menos uma hora e quarenta minutos coberto com papel-alumínio. Espere esfriar para fatiar. Depois, jogue o que restou do molho por cima e esquente para servir.

Ingredientes do salpicão
1 xícara de peito de frango cozido e desfiado
1 colher (sopa) de cebola
4 batatas picadas e cozidas em água e sal
1 maçã-verde sem casca picada
1 colher (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de uvas-passas brancas e pretas
2 colheres (sopa) de nozes picadas
4 colheres (sopa) de creme de leite ou o suficiente para para juntar os ingredientes
2 colheres (sopa) de salsão com talo e folhas picadas pequenas
 
Modo de preparo do salpicão
Misture todos os ingredientes e coloque o creme de leite aos poucos até dar liga.